Economia

Austrália faz revisão da aliança entre BHP e Rio Tinto

Por Hélio Barboza Camberra - A Comissão Australiana do Consumidor e da Concorrência (ACCC, na sigla em inglês) iniciou uma revisão informal da proposta de joint venture (parceria) em minério de ferro entre as mineradoras anglo-australianas Rio Tinto e BHP Billiton. O fiscalizador da concorrência tornará públicos seus comentários sobre a aliança em 15 de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Por Hélio Barboza

Camberra - A Comissão Australiana do Consumidor e da Concorrência (ACCC, na sigla em inglês) iniciou uma revisão informal da proposta de joint venture (parceria) em minério de ferro entre as mineradoras anglo-australianas Rio Tinto e BHP Billiton. O fiscalizador da concorrência tornará públicos seus comentários sobre a aliança em 15 de janeiro, e espera anunciar suas conclusões em 24 de fevereiro, de acordo com o website da ACCC.

A Comissão não deve se opor à joint venture, dado que em outubro do ano passado o órgão deu a luz verde para a BHP comprar a Rio Tinto, num acordo de fusão que depois foi abandonado. O presidente da Comissão, Graeme Samuel, disse na época que o acordo não deveria prejudicar substancialmente a competição, a despeito do fato de que o acordo juntaria duas das três maiores fornecedoras mundiais de minério de ferro.

A revisão informal da joint venture começou ontem. No sábado, a Rio Tinto e a BHP assinaram um acordo vinculante para juntar suas operações de minério de ferro no oeste da Austrália e disseram esperar que a aliança seja concluída até o segundo semestre do próximo ano. As duas mineradoras também entraram com pedido de revisão regulatória na Comissão Europeia, onde a aliança pode encontrar o maior obstáculo. No mês passado, as siderúrgicas europeias disseram que a joint venture pode resultar em menos minério de ferro, a preços mais altos e qualidade inferior, e pediram que a Comissão Europeia investigasse o acordo. As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Índia se torna a nova aposta de crescimento para gigantes de bens de consumo. E a China?

Inflação de julho acelera e sobe 0,38%; IPCA acumulado de 12 meses chega a 4,50%

TRF-1 autoriza Comissão de Ética da Presidência a retomar apuração sobre Campos Neto

Governo bloqueia R$ 1,7 bi do Farmácia Popular e R$ 580 milhões do Auxílio Gás

Mais na Exame