Economia

Angola decide sair da Opep após divergências sobre cortes de produção de petróleo

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, pelo ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás da nação africana

Opep: a saída expõe as divergências entre os membros da Organização em relação ao nível oferta (Pramote Polyamate/Getty Images)

Opep: a saída expõe as divergências entre os membros da Organização em relação ao nível oferta (Pramote Polyamate/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 10h43.

Última atualização em 21 de dezembro de 2023 às 10h43.

Angola decidiu sair da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), da qual era integrante desde 2007. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 21, pelo ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás da nação africana.

Em comunicado, o chefe da pasta, Diamantino Azevedo, afirmou que as ideias e contribuições angolanas já não mais "surtiam os efeito desejados" dentro do cartel.

Produção

No final de novembro, o país reclamou da sua cota de produção atribuída pela Opep, de 1,11 milhão de barris por dia (bpd), considerada insuficiente.

A saída expõe as divergências entre os membros da Organização em relação ao nível oferta.

Nos últimos meses, Arábia Saudita vinha pressionando por cortes mais intensos na produção, apesar da resistência da delegação africana.

No fim, a Opep e aliados (Opep+) firmaram cortes de 2,2 milhões de bpd até o primeiro trimestre de 2024.

Acompanhe tudo sobre:Opep

Mais de Economia

Japão eleva taxa básica para 1%, maior patamar desde 1995

Copom se reúne com mercado dividido entre corte e pausa do ciclo da Selic

Tarifaço dos EUA pode afetar um terço das exportações do Brasil com tarifas de até 37,5%, diz CNI

Mercado sobe projeção do IPCA para 5,30%; expectativa para Selic chega a 13,75%