Alta de preços se espalhou mais no IPC de maio, diz Fipe

"A difusão está um pouco mais elevada do que em meses como março (63,03%) e até mesmo como abril (67,09%)", avaliou o novo coordenador do IPC-Fipe, André Chagas

São Paulo - O indicador de difusão do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou leve aceleração entre abril e maio, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O índice, que representa o porcentual de preços de produtos em alta do IPC, atingiu 67,31% no quinto mês do ano, após 67,09% anteriormente.

"A difusão está um pouco mais elevada do que em meses como março (63,03%) e até mesmo como abril (67,09%)", avaliou o novo coordenador do IPC-Fipe, André Chagas, ao sinalizar que o espalhamento das altas reflete tanto o avanço dos preços comercializáveis (69,70%) como o dos não comercializáveis (69,47%).

Já a taxa dos preços monitorados ficou em 22,73% em maio.

Núcleos

Quanto à medida dos núcleos da Fipe, o índice de exclusão - que desconsidera os preços dos alimentos em domicílio e os monitorados - ficou em 0,55% em maio na comparação com 0,64% no quarto mês do ano.

A despeito da desaceleração na margem, essa medida de núcleo avançou a 6,23% no acumulado em 12 meses até maio, ante 5,91%.

Em relação ao tradicional núcleo de médias aparadas com suavização, também houve alívio na taxa mensal.

Segundo a Fipe, esta medida de núcleo ficou em 0,35% no mês passado ante 0,50% em abril.

No acumulado em 12 meses terminados em maio, o núcleo de médias aparadas com suavização sofreu pouca alteração em relação ao dado de abril, ao ficar em 4,13%, de 4,03% no quarto mês do ano.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.