Exame Logo

Ações da Marfrig apresentam alto potencial de valorização, diz Brascan

Analistas da corretora projetam ganho de 37% para os papéis do frigorífico em 2010

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2009 às 11h46.

Considerando as recentes transações da empresa frigorífica Marfrig (MRFG3) e os seus últimos resultados divulgados, a corretora Brascan aumentou o preço-alvo para 2010 das ações da companhia para 26,25 reais, sendo classifica como "outperform", ou seja, acima da média do mercado financeiro. Nesse caso, o potencial de valorização do papel seria de 37,36% sobre a cotação do dia 30 de dezembro. No fechamento do último pregão do ano, as ações ordinárias da Marfrig (com direito a voto) registraram alta de 0,79%, para 19,11 reais.

Em setembro deste ano, a Marfrig fez a aquisição total da Cargill, negócio brasileiro de aves e suínos industrializados representado pela Seara Alimentos. A operação, avaliada em 706,2 milhões de dólares e 193,8 milhões em endividamentos, já foi aprovada pela Comissão Europeia e está em processo de análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A conclusão do caso deverá sair em janeiro de 2010. Os analistas da Brascan preveem que a empresa se firmará na vice-liderança do mercado nacional de exportação de aves e suínos, atrás apenas da Brasil Foods, fusão entre Sadia e Perdigão.

Veja também

No mesmo mês, a companhia frigorífica anunciou a associação e aquisição inicial de 51% do Grupo Zenda, empresa que industrializa e comercializa couros acabados e cortados, com sede na Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha, África do sul, Chile, Hong Kong e China. A operação movimentou 49,5 milhões de dólares. O faturamento do Zenda é de 177 milhões de dólares.

Ainda em setembro, a Marfrig arrendou 12 plantas frigoríficas brasileiras pertencentes à Margen e Mercosul com capacidade total de abate de 8,8 mil cabeças de gado por dia e 1,7 mil toneladas de produtos industrializados por mês. Com essa operação, a companhia ampliou a sua capacidade de abate diário para 34,89%, fortalecendo seu poscionamento no setor.

Segundo a Brascan, outro ponto favorável que sustenta o potencial de valorização dos papéis da Marfrig é o recente reforço de caixa. Listada na Bovespa desde 2007, a companhia captou 1,3 bilhão de reais, em novembro, por meio da emissão de 79.040.000 novas ações ao preço de 19 reais. Desse valor arrecadado, 75% serão usados para pagamento da aquisição da Seara. O restante, segundo a empresa, será utilizado para expansão orgânica (15%) e para o equilíbrio de estrutura de capital (10%). No mesmo mês, a companhia obteve um empréstimo de 300 milhões de dólares do Bradesco para reestruturar seu perfil de endividamento.

Com base nessas operações, a Brascan reforça que em 2010 haverá um aumento significativo da Marfrig comparado a 2009. Os analistas da corretora estimam crescimento de 66,33% na receita líquida da companhia, para 16,8 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame