Planejamento financeiro é sexy!

Que dinheiro e sexo estão associados, acho que disso ninguém duvida. Mas dinheiro e planejamento financeiro estão separados mais ou menos pela mesma distância que existe entre “estar em forma” e “fazer dieta”. Explico: Todo mundo quer estar em forma, mas ninguém quer fazer dieta (ainda que uma coisa leve a outra). Da mesma forma, todo mundo quer ter dinheiro e ser rico, mas ninguém quer saber de fazer planejamento […] Leia mais
V
Você e o Dinheiro

Publicado em 12/02/2015 às 10:41.

Última atualização em 24/02/2017 às 08:08.

Que dinheiro e sexo estão associados, acho que disso ninguém duvida. Mas dinheiro e planejamento financeiro estão separados mais ou menos pela mesma distância que existe entre “estar em forma” e “fazer dieta”.

Explico: Todo mundo quer estar em forma, mas ninguém quer fazer dieta (ainda que uma coisa leve a outra). Da mesma forma, todo mundo quer ter dinheiro e ser rico, mas ninguém quer saber de fazer planejamento financeiro.

Aliás, eu não consigo imaginar muitos assuntos menos atraentes do que planejamento financeiro. Costumo brincar que, se alguém quiser desfazer uma rodinha animada em uma festa, é só se enfiar no meio das pessoas e começar a falar de assuntos financeiros. Não tem erro!

Mas, no começo deste mês, finalmente veio a redenção!

Uma pesquisa realizada e publicada pelo banco americano Ally Bank (link aqui) mostra que saber fazer um orçamento e ter estratégias para poupar dinheiro é a habilidade financeira mais atraente em um potencial parceiro. Isso foi o que 55% das pessoas que participaram da pesquisa responderam.

A habilidade de fazer um bom planejamento e conseguir poupar dinheiro ficou bastante à frente de outros hábitos e habilidades financeiras, como sempre pagar à vista (22%) e a capacidade de pechinchar e conseguir boas ofertas (18%).

A surpresa da pesquisa: Apenas 3% responderam que ter um alto limite de cartão de crédito e gostar de coisas caras é a característica financeira mais atrativa.

Esbanjar pode ser algo que impressiona, mas, na hora de procurar um parceiro, parece que as pessoas preferem o caminho do conservadorismo.

Outras informações interessantes (e positivas) da pesquisa: Aparentemente, a maioria das pessoas (67%) não está enfrentando conflitos sérios com seus parceiros por causa de dinheiro, e 76% dos participantes da pesquisa afirmaram acreditar que é importante arrumar um parceiro que tenha uma filosofia financeira compatível (ufa!).

A pesquisa é interessante e, obviamente, comparou o planejamento financeiro com outras habilidades financeiras, e não com habilidades em geral. Acredito que, se assim fosse, o grau de sex appeal do planejamento financeiro seria significativamente mais baixo.

Já é um progresso, mas acho que ainda não é desta vez que vão começar a vender calculadoras HP 12C e planilhas Excel no sex shop…