Precisamos resgatar nossa capacidade de sonhar

Desde o ano passado, com a pandemia, estamos pensamos mais sobre o que significa estar vivo. Mais do que isso: sobre o que valorizamos na vida
Estresse no trabalho: Parte da vontade de viver que nos move tem a ver com a perspectiva de futuro, com a descoberta do que valorizamos e daquilo que gostaríamos de realizar. Dizer que todos nós precisamos sonhar pode até ser clichê, mas é também fundamental para nos motivar a seguir em frente (FG Trade/Getty Images)
Estresse no trabalho: Parte da vontade de viver que nos move tem a ver com a perspectiva de futuro, com a descoberta do que valorizamos e daquilo que gostaríamos de realizar. Dizer que todos nós precisamos sonhar pode até ser clichê, mas é também fundamental para nos motivar a seguir em frente (FG Trade/Getty Images)
Por Sofia EstevesPublicado em 23/09/2021 15:55 | Última atualização em 23/09/2021 15:55Tempo de Leitura: 4 min de leitura

Eu poderia escrever que temos visto muitos conteúdos sobre saúde mental neste mês, mas a verdade é que eles têm sido uma constante nos últimos tempos. Que bom! Afinal, é um assunto de extrema importância hoje e sempre!

Em setembro, acabamos dando ainda mais atenção ao tema por se tratar do mês de prevenção ao suicídio. Uma conversa delicada, eu sei, mas extremamente necessária!

A verdade é que, independentemente da causa, a morte, de forma geral, não é um assunto fácil, mas é um tema sobre o qual temos falado bastante por conta da pandemia. Desde o ano passado, convivemos diariamente com notícias sobre o número de mortes e, talvez por isso, pensamos também mais sobre o que significa estar vivo. Mais do que isso: sobre o que valorizamos na vida.

Parte da vontade de viver que nos move tem a ver com a perspectiva de futuro, com a descoberta do que valorizamos e daquilo que gostaríamos de realizar. Dizer que todos nós precisamos sonhar pode até ser clichê, mas é também fundamental para nos motivar a seguir em frente.

Só que a capacidade de sonhar com o que está por vir e de fazer planos, de alguma forma, nos foi tirada nos últimos tempos. Diante de tantos acontecimentos dramáticos, muitas vezes nos sentimos desesperançosos e desanimados, mas faço dois convites a você neste artigo: resgate essa capacidade e ajude as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo.

Seja no ambiente familiar, seja no profissional, é importante conseguirmos imaginar um futuro. Olhar para frente e ver um caminho, ansiar por coisas novas, cultivar desejos e vontades: tudo isso nos ajuda a ter energia e motivação para seguir pelo caminho.

E esses projetos de futuro não precisam ser megalomaníacos. O singelo também tem a sua beleza e seu encanto! Um pequeno objetivo pessoal e profissional podem ajudar, aos poucos, a resgatar aquele ânimo. Podem ser, inclusive, o primeiro passo para planos maiores, aqueles que, talvez, você tenha deixado para trás, descartado, esquecido porque simplesmente perdeu as esperanças.

Não recomendo esse exercício de imaginar e desejar algo lá na frente pensando na produtividade, como uma forma de manter as pessoas ocupadas, trabalhando sem parar, fazendo mais e mais. Tampouco essa atividade substitui a necessidade de procurar profissionais de saúde especializados. Se você sente que sua saúde mental está comprometida ou se você tem alguém no âmbito pessoal ou profissional assim, busque ajuda! Não há vergonha alguma nisso e eu mesma já compartilhei algumas vezes minha experiência com um episódio de burnout para, justamente, tirar o tabu sobre o tema.

Minha intenção ao convidar você que me lê a resgatar a capacidade de sonhar e ajudar alguém a fazer o mesmo é, na verdade, lembrá-lo da importância de sonhar com um futuro melhor!

Em meio à tristeza e à dor, é comum esquecermos disso e que os sonhos se percam. Mas ser capaz de reconhecer o sofrimento e, ao mesmo tempo, conseguir vislumbrar dias melhores é fundamental para continuarmos a jornada não só como indivíduos, mas de maneira coletiva. E que nós também possamos sonhar assim, coletivamente, transformando, aos poucos, o sonho em realidade. Vamos juntos?

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Quer receber as dicas de carreiras, vagas de emprego e ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho? Assine a newsletter aqui.

A digitalização do mercado de trabalho vai roubar seu emprego? Saiba como se adaptar. Assine a EXAME.

 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.