Como está a saúde da sua marca empregadora?

Com o início de um novo ciclo em março, você já está preparando um check-up da sua empresa? Veja as dicas da Sofia Esteves:
RH: a reputação de uma marca é um assunto com o qual toda organização precisa lidar (Katleho Seisa/Getty Images)
RH: a reputação de uma marca é um assunto com o qual toda organização precisa lidar (Katleho Seisa/Getty Images)
Por Sofia EstevesPublicado em 03/03/2022 12:27 | Última atualização em 03/03/2022 12:27Tempo de Leitura: 4 min de leitura

Janeiro acabou, fevereiro também e, com certeza, você, assim como eu, já deve ter agendado aquele clássico check-up que todo o começo de ciclo pede. Ajustar a dieta e fugir do sedentarismo são medidas comuns nessa época, ligadas àquelas muitas resoluções de Ano Novo feitas por nós.

Independentemente das metas, esse olhar para a prevenção é extremamente importante, principalmente considerando que existem sintomas e condições que são mais “silenciosos”. Passar por um check-up é uma forma de estar em dia com a sua saúde. E, nas empresas, funciona da mesma forma — ou, pelo menos, deveria.

No caso das organizações, é fundamental saber como anda o funcionamento interno, se tudo está em dia, se precisa de algum “tratamento”, enfim, se todo o “corpo” está saudável. Mas não só isso! Vale também entender o estado da sua marca empregadora para planejar ações e garantir bons resultados.

Isso porque, de acordo com o LinkedIn, 96% dos candidatos pesquisam a reputação de um potencial empregador antes de mudar de emprego. E, segundo a pesquisa Carreira dos Sonhos, da Cia de Talentos, 47% dos jovens recorrem às redes sociais e ao site da empresa para conhecer melhor essa organização antes de trabalhar nela.

Quer atingir a profissão mais valorizada na pandemia? Vire um "dev" com o curso de Data Science e Python da EXAME. 

São dados que mostram que, ainda que uma marca não esteja tão preocupada assim com a própria saúde, outras pessoas estão de olho nisso. Principalmente, talentos que poderiam fazer parte do seu time e construir uma marca ainda mais forte, mas que não foram atraídos por um descuido da empresa com o seu Employer Branding.

Uma marca saudável passa uma imagem de confiança, credibilidade, robustez e vigor, o que, por sua vez, ajuda a atrair talentos. Isso nada tem a ver com o porte da empresa, não é um “luxo” de multinacionais. Ser uma marca saudável envolve rotina e cuidado — como funciona com a nossa própria saúde. E pode ser um processo acessível.

Um exemplo é a Pesquisa de Employer Branding que a Cia de Talentos desenvolveu em parceria com a startup Pulses, plataforma de gestão contínua de pessoas. Juntos, desenvolvemos esse "check-up" corporativo para ajudar os gestores a acompanharem as percepções dos colaboradores em relação à empresa na qual atuam.

A partir das respostas, os dados são consolidados — sem revelar a identidade dos respondentes, claro — e geram indicadores. São esses resultados que permitem fazer diagnósticos mais precisos e, por consequência, indicar tratamentos e condutas mais direcionadas.

E, veja bem, engana-se quem pensa que só quem está doente precisa buscar um acompanhamento. Fazer check-ups regulares é um meio de garantir que a saúde esteja sempre em dia.

Inclusive, os dados de uma pesquisa da Glassdoor mostraram que 92% das pessoas pensariam em mudar de emprego com a oferta de uma oportunidade em uma empresa bem avaliada e que 50% dos respondentes não trabalhariam em um lugar com má reputação, mesmo com aumento salarial.

Além de uma pesquisa de clima colaborar para redução do índice de turnover, ela é um instrumento importante para medir engajamento e orgulho de pertencimento — aspectos que interferem no desempenho dos colaboradores e, por tabela, na percepção dos próprios consumidores em relação à marca. Impacta também na imagem transmitida para os investidores, para o mercado e todo o universo do qual a empresa faz parte.

Quer queira, quer não, a reputação de uma marca é um assunto com o qual toda organização precisa lidar. E, já que é assim, melhor cuidar sempre para manter não só a imagem, mas a saúde em dia.