Como conseguir a tão sonhada promoção? Confira as dicas

Confira as dicas da Sofia Esteves, presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos, para conquistar uma promoção
Conexões: cultive bons relacionamentos para mostrar e treinar suas soft skills (iStockphoto/oatawa)
Conexões: cultive bons relacionamentos para mostrar e treinar suas soft skills (iStockphoto/oatawa)
Por Sofia EstevesPublicado em 30/03/2022 10:48 | Última atualização em 30/03/2022 10:48Tempo de Leitura: 6 min de leitura

Imagine a seguinte situação: você está na empresa há tempos e gostaria de falar com o seu gestor sobre a tão sonhada promoção. Você se sente pronto para novos desafios e quer dar esse passo na carreira. Mesmo assim, bate aquela insegurança na hora de pedir uma palavrinha com a sua liderança. O que fazer?

Garanta o seu lugar entre as melhores do Brasil, entre no Ranking Negócios em Expansão 2022

Como essa é uma dúvida comum e como ser promovido é a meta de muitas pessoas este ano — falamos sobre isso no segundo artigo de 2022 —, reuni algumas dicas que podem ajudar quem se identificou com essa cena ou mesmo quem um dia vai passar por isso.

Afinal, esse receio de quando e como ter essa conversa é natural, mas existem formas de lidar melhor com ele. Então, preste atenção nas recomendações abaixo:

Acredite no seu talento

Uma das barreiras na hora de se aplicar para uma vaga ou tentar uma promoção é a insegurança. Existe a vontade de dar o próximo passo, só que, ao mesmo tempo, surgem aquelas perguntas que mantêm a pessoa parada no lugar. Será que dou conta do recado? Será que tenho as competências necessárias?

E isso costuma ser até mais comum entre as mulheres. Segundo o Informe de Percepção de Gênero de 2018, feito pelo LinkedIn, elas tentam 20% menos vagas que os homens porque sentem que precisam cumprir 100% dos requisitos solicitados pelos empregadores, enquanto eles se candidatam atendendo cerca de 60% dos critérios.

Ou seja, um dos primeiros passos para conquistar aquela vaga ou promoção dos sonhos é acreditar que, sim, você é capaz. Faça uma autoanálise e liste todas as competências desenvolvidas nos últimos tempos.

A intenção aqui é olhar para o seu histórico, entender como você evoluiu profissionalmente e como esse aprendizado pode ajudar no desafio que você está buscando. É um jeito prático de tornar o seu talento palpável — e fazer com que você acredite mais nele.

Continue se desenvolvendo

Se de um lado é importante conhecer e acreditar no seu potencial, de outro é fundamental buscar o desenvolvimento contínuo. Nenhum talento está 100% pronto e você sempre precisará de novas skills para se adequar às demandas do mercado.

Não à toa, termos como “lifelong learning” ganharam força nos últimos anos. E vale ressaltar que esse aprendizado para toda a vida não se restringe às habilidades técnicas, mas deve ser buscado também para as competências socioemocionais. Afinal, para dar esse próximo passo na carreira, você vai precisar das duas coisas.

Foque no trabalho colaborativo

Sabe aquela frase que diz que ninguém faz nada sozinho? Então, ela também vale para uma promoção — mesmo que isso seja um objetivo particular.

É claro que cada profissional deve ser responsável e competente na sua própria função, mas o que quero ressaltar aqui é a importância do coletivo. Para realizar projetos e alcançar metas, você irá precisar dessa habilidade. E para crescer na empresa, você precisará demonstrar essa capacidade de atuar em grupo, escutar pontos de vista diferentes e somar competências.

Nesse tipo de relação, demonstramos características como proatividade, resiliência, adaptabilidade e, principalmente, uma postura colaborativa — o que costuma contar pontos para uma promoção, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal.

Cultive bons relacionamentos com os colegas e a liderança

Cuidado ao interpretar esta dica: não se trata de desenvolver relações com interesses, de se aproveitar da sua rede de maneira indevida para galgar uma posição. O conselho aqui vai na linha daquilo que já comentei sobre as competências socioemocionais.

Dentro da rotina de uma empresa, os colaboradores precisam trabalhar em conjunto e se comunicar bem. Para isso, é importante que os relacionamentos entre pares e também com a liderança sejam baseados na confiança, na transparência e no respeito. Demonstrar que você se preocupa com isso e que se esforça para construir bons relacionamentos dentro da organização e com a sua rede profissional externa passa uma imagem positiva, ajudando na busca pela promoção.

Vá além do esperado

Tem profissionais que são pontuais, que entregam a demanda dentro do prazo, que fazem tudo dentro do que foi combinado. Mas tem aqueles que vão além, se preocupam com detalhes que passariam batido para outras pessoas, dão sugestões de melhoria, têm iniciativa, surpreendem com ideias e olham para as suas atividades de maneira mais ampla — explicarei isso melhor na próxima dica. Ir além não significa passar a madrugada trabalhando ou comprometer a sua saúde mental por conta do estresse de um projeto. Esse a mais tem a ver com desempenhar sua função com excelência e buscar uma melhoria contínua.

Tenha a atitude de dono

Algumas pessoas criticam essa expressão por entenderem que exigem uma preocupação que não deveria ser do colaborador. Porém, eu entendo que o sentido, na verdade, é estimular uma visão macro sobre aquilo que você faz na empresa. Em vez de focar apenas nas suas atividades, você vai pensar no impacto delas para o negócio e, a partir disso, atuar de forma mais estratégica.

Dentro de uma equipe, é importante cultivar interesse e curiosidade pelos processos, demonstrar proatividade, e ter autonomia para tomar decisões. Assim, ao ter atitude de dono, você consegue pensar de forma mais ampla, mostrando interesse por outras áreas da empresa, e não apenas a sua. E isso, veja bem, é uma prova de que você está pronto para atuar em outra posição ou, até mesmo, em outra área.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.