Série baseada na obra de Elena Ferrante ainda é incógnita no Brasil

Adaptação da HBO da obra "A Amiga Genial", de Elena Ferrante, estreará nos EUA em novembro
Gaia Girace e Margherita Mazzucco fazem Rafaella Cerullo e Elena Greco na série "A Amiga Genial", adaptação da HBO da obra de Elena Ferrante (HBO/Divulgação)
Gaia Girace e Margherita Mazzucco fazem Rafaella Cerullo e Elena Greco na série "A Amiga Genial", adaptação da HBO da obra de Elena Ferrante (HBO/Divulgação)
S
Sobre Filmes e Séries

Publicado em 30/08/2018 às 17:43.

Última atualização em 30/08/2018 às 18:51.

Fãs do universo da escritora italiana, Elena Ferrante, ganharam motivos para sorrir nesta quinta-feira, 30 de agosto. Pelo menos em partes: a série baseada na tetralogia “Série Napolitana” ganhou um trailer, com legendas em inglês, e a primeira temporada estreará em novembro na HBO Estados Unidos. A má notícia? Ainda não há qualquer sinal de que a adaptação desta que é a maior obra literária da década virá para o Brasil, segundo informado pela assessoria do canal ao blog.

A obra será adaptada em 32 episódios e encontra-se atualmente em fase de produção na Itália. A primeira parte traz as meninas na infância, em Nápoles, iniciando a amizade que se tornaria uma experiência intensa e duradoura, e terá 8 episódios.

O trailer lançado nesta quinta-feira é magnífico (fotografia, sonoplastia, enfim, ver as meninas personificadas é emocionante), mas não está disponível no Brasil, infelizmente, mas nos dá razões para crer que a adaptação dos livros para série, algo que é sempre polêmico para qualquer fã de qualquer obra literária, será bem-sucedida. Verdade seja dita, esse tipo de adaptação é algo que a HBO sabe fazer muito bem. A emissora disponibilizou, contudo, no Facebook. Veja aqui.

As personagens Rafaella Cerullo e Elena Greco na série "Minha Amiga Genial", adaptação da HBO da obra de Elena Ferrante

As personagens Rafaella Cerullo e Elena Greco na série "Minha Amiga Genial", adaptação da HBO da obra de Elena Ferrante (HBO/Facebook/Reprodução)

Segundo a HBO, a escalação do elenco para a série foi um processo que durou 8 meses e contou com a participação de ao menos 9 mil crianças e 500 adultos de toda a Campânia, região da Itália na qual Nápoles está localizada. No fim, a personagem de Elena Greco, Lenu, será de Elisa De Genio na infância e Margherita Mazzucco na adolescência e Rafaella Cerullo, Lina, será Ludovica Nasti e Gaia Girace.

Tetralogia

Os livros que fazem parte da série que se tornou uma febre mundo afora são: "A amiga genial" (2011), "A história do novo sobrenome" (2012), "História de quem foge e de quem fica" (2013) e "História da menina perdida" (2014). No Brasil, os livros foram publicados pelo selo Biblioteca Azul e o último volume foi lançado no ano passado.

A identidade de Elena Ferrante, a autora ou autor (sim, há controvérsias sobre o sexo da pessoa por trás do pseudônimo), é um mistério. Especulações não faltam, mas nunca houve uma confirmação oficial sobre quem ela é.