Vida digital: a mudança na contratação de serviços

Reflito como o mundo está se tornando cada vez mais fácil e acessível para que se terceirize tarefas simples ou complexas do dia a dia,
Hoje, a facilidade que o mundo digital nos garante, principalmente nas grandes cidades, permite descomplicar o trabalho na vida pessoal (monkeybusinessimages/Getty Images)
Hoje, a facilidade que o mundo digital nos garante, principalmente nas grandes cidades, permite descomplicar o trabalho na vida pessoal (monkeybusinessimages/Getty Images)
S
Sandya CoelhoPublicado em 14/12/2021 às 19:26.

Por diversas vezes neste  ano venho refletindo sobre os desafios de conciliar vida pessoal e profissional, tudo ao mesmo tempo. Um estudo da consultoria WGSN - companhia global em previsão de tendências de consumo - sobre o consumidor do futuro, mostra que as pessoas estão exaustas e parte desse cansaço se deve à quantidade de decisões que é preciso tomar todos os dias. Por isso, somado à rotina de sobrecarga emocional e profissional, é nítido que há uma busca cada vez mais frequente por simplificar processos quando há a necessidade de resolver alguma situação, seja a compra de um produto ou negociação de um serviço.

Na última semana vivi a experiência mais intensa de 2021, quando precisei organizar sozinha uma mudança de apartamento às pressas, enquanto me conectava às chamadas de vídeo do trabalho e reuniões de fechamento do ano. Após finalizada essa fase, a análise que faço é que só foi possível manter minha carreira a todo vapor e também a sanidade mental em dia, porque pude contar com profissionais que me ajudaram a resolver todas as questões, do encaixotamento à mudança, da limpeza à montagem dos móveis e pequenos reparos.

No alto do meu privilégio de mulher solteira e independente financeiramente, reflito como o mundo está se tornando cada vez mais fácil e acessível para que se terceirize tarefas simples ou complexas do dia a dia, que acabam demandando mais tempo ou são impossíveis de serem feitas sozinha. Além de simplificar ao máximo a vida para que possamos continuar focando nos desafios profissionais.

Com a possibilidade de terceirizar os serviços necessários para a minha mudança, o maior trabalho que tive nessas últimas semanas ficou restrito somente a escolher o melhor profissional com agenda disponível para executar cada serviço na data combinada previamente tanto para a entrada no novo apartamento quanto a entrega do antigo. Tarefa que muito provavelmente minha mãe ou tias, numa situação semelhante à minha hoje, na época de solteira delas teriam pedido ajuda a um parente ou conhecido para resolver as pendências da mudança - sem nenhuma garantia de que o serviço seria bem feito.

Hoje, a facilidade que o mundo digital nos garante, principalmente nas grandes cidades, permite descomplicar o trabalho na vida pessoal, e também profissional, com a possibilidade de encontrar facilmente pela internet o que se precisa comprar ou contratar - sejam produtos ou serviços - de forma segura e com profissionais eficientes e disponíveis para a data prevista.

E basta analisar alguns exemplos simples de como essa modernidade é ampla e está presente no nosso cotidiano, em diversas situações. Como é o caso do aumento do uso dos smartphones como meios de pagamento para a compra, além das novas ferramentas de transação, como o PIX, ou até mesmo a criação de plataformas que facilitam pedir comida ou chamar um motorista, como Rappi, iFood, 99 e Uber. Inclusive, essa é uma tendência que se traduz de várias formas e possibilita ao consumidor ter uma experiência facilitada.

Nesse período, pude  testar ao máximo o aplicativo para contratação de serviços do GetNinjas e comparar as diferenças em termos de facilidade, agilidade e disponibilidade, além de entender mais de perto como é o dia a dia dos profissionais autônomos durante a execução do serviço. Essa experiência de testar na ponta o nosso produto é muito enriquecedora. É quando você está próximo de quem usa a plataforma, que é digital, acompanhando a execução do serviço de forma presencial e entendendo as dores e oportunidades de melhorias.

Durante esses dias acompanhei de perto o trabalho do Levi,  profissional da área de reformas e cadastrado no app, que resolveu todos os pequenos reparos no antigo e no novo apartamento, e foi exemplar do início ao fim do atendimento. Pude notar o brilho nos olhos dele em ajudar o cliente a ficar  feliz não apenas com o atendimento prestado, mas também em gerar tranquilidade para que eu pudesse continuar participando das minhas reuniões sem interrupções ou muito barulho.

No caso da Ana, profissional que me ajudou com a limpeza e, assim como o Levi, também anuncia seus serviços na plataforma, me passou  a tranquilidade necessária ao saber que aquela bagunça toda no novo apartamento logo seria resolvida, e guardada no devido lugar, para que eu pudesse continuar sendo produtiva e focada no trabalho.

Já os profissionais que encaixotaram todos os meus pertences e embalaram meus móveis foram ágeis e atentos aos detalhes para que cada item fosse embalado e movido com cuidado até o destino final. Eles economizaram grande parte do tempo que seria necessário para que eu fizesse todo aquele trabalho sozinha.

Apesar de ter sido a primeira mudança que faço sozinha nos meus 36 anos, dessa vez eu pude contar com profissionais, que mesmo sendo contratados para serviços pontuais, agiram com engajamento e dedicação. Certamente os avaliei positivamente após o serviço nos perfis digitais deles para que novos clientes possam confiar no trabalho deles também e contratá-los. Assim, vamos criando ainda mais confiança e tornando o contato digital mais pessoal, seguro e um facilitador da vida pessoal e profissional.