Inteligência artificial está mudando a forma de ver o mundo e relações

A IA é a mais implacável das ferramentas para impulsionar ações de marketing com maior conexão com o público
 (Getty Images/Oli Scarff)
(Getty Images/Oli Scarff)
Por Rapha AvellarPublicado em 02/02/2022 13:30 | Última atualização em 14/02/2022 13:58Tempo de Leitura: 7 min de leitura

Rapha Avellar

Alguns momentos na história são únicos, como esse que estamos vivendo em que nunca estivemos diante de tanta inovação. A IA nos surpreende cada vez mais com o seu imenso poder de nos ajudar em processos de forma precisa e altamente inovadora. Em nosso último papo por aqui, falamos sobre a importância de se investir em inteligência artificial e sobre como ela virá com ainda mais força nos próximos anos. Mas com tantas possibilidades, como aplicar isso na prática dentro de uma empresa?

Bom, para começar é imprescindível entender o seu negócio e o mercado em que está inserido, só assim será possível entender qual o melhor caminho para o seu modelo de atuação. E ainda que você se questione a respeito da importância de apostar nessa ferramenta, mesmo tendo uma empresa pequena eu te digo que ela é essencial sim, com toda certeza! Se você tem o objetivo de crescer de verdade, você deve investir nela o quanto antes.

Hoje o uso da tecnologia é indispensável para obter resultados incríveis. E diante do cenário atual, a IA é a mais implacável das ferramentas em termos de retornos positivos. Com ela, podemos explorar os dados de forma única para conquistarmos cada vez mais informações do nosso consumidor, o que garante ações mais direcionadas, já que elas são pensadas a partir das necessidades de cada cliente.

Não à toa a Meta, dona do Facebook, anunciou recentemente que sua equipe de pesquisa montou um novo supercomputador de inteligência artificial que acredita que será o mais rápido do mundo. Ele vai ajudar a montar melhores modelos de inteligência artificial que podem aprender com trilhões de exemplos, trabalhar em centenas de idiomas e analisar imagens, vídeos e textos juntos para determinar se o conteúdo é prejudicial. Mais um passo incrível!

E isso é só o começo! Um relatório da McKinsey apontou que até 2030 as empresas que aplicarem a IA em suas operações irão dobrar o seu fluxo de caixa, enquanto as marcas que não conseguirem aplicar a tecnologia terão uma redução de 20% na mesma métrica. Ou seja, as empresas já entenderam a real importância da inteligência artificial e quem ainda não entendeu precisa recalcular a rota urgente!

Para quem enxerga a inteligência artificial como algo distante, basta acessar o Instagram para perceber que ela está cada vez mais presente na nossa realidade. Seja naquele filtro de cachorro ou no filtro de uma make, as pessoas interagem com a IA de forma comum. E é a partir desses insights que as marcas investem em seus próprios filtros para criarem afinidade com a sua comunidade. Como é o caso da influencer Niina Secrets, que conta com filtros que mostram qual estilo de make você deverá usar no dia, com as opções de “simples ou rebocão”.

Outro exemplo incrível do que pode ser feito é o da Amazon. Você com certeza já deve ter comprado algum produto na Amazon, não é? O que você talvez não saiba é que com um simples acesso, todos os seus dados são coletados pela empresa para que decisões mais precisas sejam tomadas em cima das suas preferências. É justamente por isso que sempre aparece aquele anúncio tentador do que você estava pensando em comprar no momento em que está navegando pelo site da loja. É tecnologia de alta performance atuando da melhor maneira possível para otimizar as ações da empresa.

Mas, a aplicação de inteligência artificial vai muito além disso. Recentemente, a Nike, anunciou a compra da companhia RTFKT, que cria produtos digitais colecionáveis, como tênis que podem ser usados em avatares do metaverso, utilizando a tecnologia blockchain para assegurar a autenticidade dos itens. Isso nos mostra o quanto a companhia está atenta ao mercado e caminhando cada vez mais para a inovação, ampliando a sua atuação digital e conquistando novos públicos, da maneira mais incrível e inovadora possível.
E ela não está sozinha nessa, dados da Gartner mostram que 63% dos líderes de marketing digital estão focados em construir experiências mais personalizadas com as expectativas de seus clientes, utilizando algoritmos de inteligência artificial e deep learning para endereçar essa necessidade.

Aqui na Adventures, nós também temos apostado muito na IA como ferramenta para aproximar marcas e consumidores. Recentemente, auxiliamos a Disney na criação de uma ferramenta útil e divertida para que os fãs da empresa pudessem ter uma experiência incrível. Com o aplicativo, as pessoas podem acessar as histórias com personagens clássicos da Disney, Pixar, Marvel e Star Wars, e interagir com elas decidindo que rumo cada saga deveria tomar. Durante as histórias, o narrador convidava a criança a pegar seus brinquedos e a participar da brincadeira, estimulando a imaginação e usando os recursos digitais do comando de voz.

Cada dia está mais perceptível a aposta das empresas em humanizar e personalizar a relação com o seu público. E, dentro do guarda-chuva de possibilidades que a IA apresenta, uma bem conhecida é a de processamento de linguagem natural. Com ela, é possível interpretar diálogos e criar conversas entre humanos e robôs durante o atendimento aos clientes. As ferramentas são capazes de detectar como o humano se apresenta, como ele fala e quais são as sensações que ele passa durante o diálogo e, assim, identificar padrões e descobrir as intenções por trás daquilo. Ou seja, o futuro, aquele dos Jetsons, aqui e agora!
É claro que, para que a estratégia tenha de fato sucesso, é muito importante que as empresas invistam em dados, processamento, além de profissionais qualificados que acompanhem o desenvolvimento da tecnologia.

O fato, que está mais que escancarado e aí para quem quiser ver, é que o mundo mudou muito (mais ainda nos últimos dois anos!) e segue em constante evolução e, se o seu objetivo com empreendedor é crescer exponencialmente não dá para simplesmente continuar fazendo o arroz e feijão de todo dia. Aquela máxima de “em time que está ganhando não se mexe” não se sustenta mais a muito tempo.

Para vencer de verdade é fundamental ampliar os horizontes e estar atento a todas as possibilidades de inovação. Explorar essas ferramentas de IA é o que vai diferenciar quem ganha e quem perde espaço no mercado. São elas que vão te ajudar a mapear dados precisos sobre os consumidores e direcionar as marcas sobre qual o caminho para criar mais proximidade com eles, criando ações que impactem de verdade a vida das pessoas.

O primeiro passo para crescer e se manter relevante é compreender que o futuro é aqui e agora e para ganhar o jogo será fundamental caminhar junto à inovação. Se você está esperando o momento ideal para isso, esse momento é hoje!

Sobre Rapha Avellar
Rapha Avellar é um empreendedor em série e fundador da Adventures, aceleradora de marcas e uma das mais promissoras startups do país, que está criando o maior ecossistema de marcas nativas digitais das Américas. Antes disso, criou uma das empresas de mídia de crescimento mais rápido no Brasil antes da Adventures e levou a empresa da família de uma receita de R$ 3 milhões para R$ 30 milhões em 5 anos. Líder nato, comanda mais de 300 pessoas na Adventures e tem um histórico impressionante em negócios de crescimento rápido, acumula mais de 500 mil seguidores e milhões em alcance mensal em todas as mídias sociais, sendo um dos líderes mais influentes em marketing e empreendedorismo de sua geração. Além disso, conta com mais de 1 milhão de plays em seus podcasts, The CMO Playbook e Nas Trincheiras.