A hora e a vez das aceleradoras

Responsáveis por desenvolverem marcas na velocidade da cultura, as aceleradoras enxergam possibilidades únicas para as empresas alcançarem seus objetivos
As aceleradoras estão aí para darem o gás que todo empreendedor precisa, pois enxergam potenciais como esse, que muitas vezes os próprios fundadores deixam passar despercebido, ou não tem forças o suficiente para tocar todo o planejamento (Getty Images/Maskot)
As aceleradoras estão aí para darem o gás que todo empreendedor precisa, pois enxergam potenciais como esse, que muitas vezes os próprios fundadores deixam passar despercebido, ou não tem forças o suficiente para tocar todo o planejamento (Getty Images/Maskot)
Por Rapha AvellarPublicado em 28/04/2022 19:47 | Última atualização em 28/04/2022 19:47Tempo de Leitura: 6 min de leitura

*por Rapha Avellar, fundador e CEO da Adventures

Como já comentei algumas vezes, o mundo vem passando por diversas transformações dia após dia, principalmente quando falamos sobre decisão de compra. E é possível observar com muita clareza a partir do comportamento das pessoas. Mas por que eu digo isso? Do ponto de vista das empresas, podemos perceber que para elas sobreviverem é fundamental apostar em estratégias que criem uma conexão real com os consumidores. 

Afinal, se você quer crescer exponencialmente precisa entender que os clientes não são mais números ou simplesmente estatísticas de vendas, mas sim o centro de toda e qualquer movimentação em uma marca. Além disso, cada vez mais as pessoas têm buscado soluções que respondam às suas necessidades de forma prática e assertiva. E foi com esse propósito, com o foco no consumidor e mirando o futuro, que as aceleradoras de marcas surgiram e movimentam cada vez mais o mercado. 

Um exemplo fortíssimo que atua dessa forma, é a Berlin Brands Group (BBG). Ela é pioneira no setor D2C e já possui no seu portfólio cerca de 3700 produtos, e se conecta com a sua comunidade por mais de 100 canais de vendas espalhados por todo o mundo. Ela consegue compreender as necessidades do público, e através das suas ferramentas especializadas e profissionais experts no assunto, entregar as soluções corretas para as eles, ganhando assim a sua satisfação. 

É indispensável compreender o seu cliente e principalmente entender onde está a atenção dele, e estar presente nesse lugar, como a BBG faz em seus diversos canais. Assim, refletindo o quanto a tecnologia e o mundo digital tem sido primordial para construção de qualquer negócio. 

E aqui no Brasil existe um grande potencial para isso. O e-commerce no nosso país já avança em cerca de 80% no faturamento, deixando claro que precisamos de empreendedores que enxerguem essa oportunidade e queiram apostar nisso aqui dentro também. Contudo, para conseguir traçar tal caminho, é imprescindível ter o parceiro ideal com as métricas corretas para que tudo dê certo.

As aceleradoras estão aí para darem o gás que todo empreendedor precisa, pois enxergam potenciais como esse, que muitas vezes os próprios fundadores deixam passar despercebido, ou não tem forças o suficiente para tocar todo o planejamento.

Ao ter uma delas por trás de um negócio, é possível observar a evolução da empresa e a relação com seu público de forma muito genuína. Já que as ações acontecem naturalmente, respeitando os seus valores, assim como o relacionamento com o seu público-alvo.

Elas atuam em diferentes funções, como com aportes financeiros, análise de dados, estratégias desafiadoras, entre tantas outras possibilidades. Além disso, trabalham fortemente evitando erros que podem prejudicar ou até mesmo causar um declínio, como a falta de planejamento, de uma tecnologia ideal, erro de estoque e distribuição, falha no marketing, etc.

Mas você pode se perguntar: “Toda empresa precisa disso para se tornar forte?” Bom, se o objetivo é ter um resultado incrível, a minha resposta é sim! Agora, se você não se importa em ser só mais um empreendedor nessa trilha... Eu sei que temos cases de companhias que alavancaram no mercado sem essa ajuda, mas agora eu te pergunto: você já viu alguma no mesmo nível ou superior ao da Unilever, ou da Mondelez? Eu acho bem difícil. 

O trabalho que é realizado, traz muita sinergia para o desenvolvimento das empresas e eu vou te dar um exemplo: um produto precisa de uma aceleradora para existir? Não necessariamente. Mas apenas com esses serviços, ele irá de 0 a 100 de forma rápida e com qualidade. 

E é exatamente o que acontece, você não precisa das aceleradoras para realizar uma criação, mas com certeza elas te ajudarão a chegar em outro ponto de escalabilidade, pois somente com recursos entregues por elas, as companhias conseguirão dar os saltos necessários para atingir os tão desejados níveis de evolução.

Podemos observar, por exemplo, como a THG tem feito história no mundo e cumprindo com essa missão. Ela tem sido referência no mercado e um reflexo disso foram as suas vendas no último ano. Em 2021, a empresa somou em torno  de £2,2 bilhões em vendas anuais, além de ter sido listada na Bolsa de Valores de Londres com um IPO recorde. Ou seja, aqui fica claro em números reais tudo que quero dizer para vocês.

Mas quando saber qual o momento certo para apostar nisso? A verdade é que não existe o momento ideal. Mas você entenderá a importância de um upgrade quando observar os parâmetros que te guiam nessa decisão e compreender que não conseguirá alcançar uma nova camada de crescimento sem um apoio. 

No começo pode parecer fácil acelerar uma companhia ou um produto, mas é ideal saber manter o seu processo para evitar as futuras quedas e continuar mantendo a régua sempre alta. Com o parceiro certo cuidando de ponta a ponta do seu negócio, as chances de declinar se tornam mínimas, e as de sucesso muito maiores.

Se a sua marca tem o desejo de ser gigante, com propósito de escala mundial, tem uma comunidade muito forte e ainda assim segue estabilizada, algo tem que acontecer para ter o seu retorno mais verticalizado, e é nesse momento que as aceleradoras chegam como a peça-chave.  

Para ser bem sincero, eu as descreveria com umas das criações mais geniais dos últimos tempos, pois ter um olhar criativo e inovador é incrível para qualquer negócio, seja qual for o segmento. E esse é um ecossistema maravilhoso que só tende a se desenvolver entre as marcas, já que todos com certeza querem marcar a história com o nome daquilo que tem construído com tanto empenho.

Uma coisa que posso afirmar com convicção é que esse é um caminho sem volta para a evolução que as companhias tanto buscam e precisam. Tudo isso pode ser muito novo para boa parte das marcas, mas te garanto ser um dos melhores caminhos a se trilhar para quem deseja chegar ao topo. E você, como quer contar a história da sua empresa nos próximos anos? 

Sobre Rapha Avellar

Rapha Avellar é um empreendedor em série e fundador e CEO da Adventures, aceleradora de marcas e uma das mais promissoras startups do país, que está criando o maior ecossistema de marcas nativas digitais das Américas. Antes disso, criou uma das empresas de mídia de crescimento mais rápido no Brasil antes da Adventures e levou a empresa da família de uma receita de R$ 3 milhões para R$ 30 milhões em 5 anos. Líder nato, comanda mais de 300 pessoas na Adventures e tem um histórico impressionante em negócios de crescimento rápido, acumula mais de 500 mil seguidores e milhões em alcance mensal em todas as mídias sociais, sendo um dos líderes mais influentes em marketing e empreendedorismo de sua geração. Além disso, conta com mais de 1 milhão de plays em seus podcasts, The CMO Playbook e Nas Trincheiras.