Mandalas: equilibrando o dia a dia

Cada dia novas descobertas, e foi em Bali, que encontramos uma loja especializada em vender mandalas produzidas no Tibet.
 (Danilo España/Site Exame)
(Danilo España/Site Exame)
O
O que te motiva

Publicado em 27/04/2011 às 16:04.

Última atualização em 21/11/2017 às 12:44.

Cada dia novas descobertas, e foi em Bali, que encontramos uma loja especializada em vender mandalas produzidas no Tibet. As mandalas são feitas por monges que precisam meditar por horas a fio antes de começar a criar os milhares de detalhes que cada desenho contém. Se não bastasse todo o esforço e habilidade para fazer os traços minimalistas, as mandalas tem distintos significados, todos profundos e religiosos. As cores e formas balanceiam as energias contando histórias exemplares através da bela arte.

- (Danilo España/Site Exame)

Imagens de Budas e Deuses Hindus também recheiam as telas que depois de vendidas são enroladas como pergaminhos para mais tarde ocupar um lugar de destaque na casa do comprador.

Mas não foi só o conteúdo material da loja que nos instigou, Ketut, o vendedor de apenas 24 anos, faz um trabalho digno de ser mencionado, pois tem com certeza um diferencial!

- (Danilo España/Site Exame)

Isso transpareceu instantaneamente por seu largo sorriso ao nos receber na loja, Ketut não é o dono mas cuida como se fosse e se tornou tão amante da arte Tibetana que chegou a juntar os amigos criando um grupo de estudo, todos pesquisam e se reúnem para trocar informações se aprofundando no assunto.

Ketut pacientemente nos explicou nos mínimos detalhes o que cada elemento das mandalas significava: cores, formas, desenhos, simbolismos, etc… bem como a finalidade de cada uma. Nos contou que algumas podem demorar mais de 3 meses para ficarem prontas.

Conversamos durante quase duas horas e percebemos que Ketut tenta alinhar a sua vida à harmonia das mandalas, acredita no equilíbrio das ações e atitudes perante a vida! Uma frase ficou em nossas mentes depois da longa conversa: “Sorria para alguém e esse alguém irá sorrir pra você”, realmente é assim que as coisas funcionam na vida… essa é uma atitude simples mas que ilustra o princípio físico da ação e reação. Falamos também do princípio oposto: raiva só traz raiva, desordem só traz o caos e assim por diante… Esse é o embasamento das mandalas e o reflexo da própria vida.

Perguntamos se ele sabia qual era sua principal motivação e sua resposta nos indicou um caminho muito interessante: buscar a perfeição em cada ato, fazer o que tiver que ser feito com excelência. Ketut nos contou o quanto aprendeu com a arte que o cerca e permitiu que ela não só fizesse parte de seu dia a dia, como lhe ensinasse alguns segredos da vida.

Acredito que Ketut esteja certo ao dizer que vale a pena levar uma vida com equilíbrio buscando melhorar a si próprio em cada ação cotidiana e o quanto isso pode nos trazer uma nova carga de motivação!

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=-b-XxbxpqEU&w=560&h=315]

Por Danilo España

Novo-Logo-Walk-and-Talk-Horizontal-2

Idealizadores do Walk and Talk, Luah Galvão e Danilo España, realizaram 3 projetos. O primeiro foi uma Volta ao Mundo por mais de 2 anos em que visitaram 28 países nos 5 continentes – para entender o que Motiva pessoas das mais variadas raças, credos e culturas. O segundo foi caminhar os 800 km do Caminho de Compostela na Espanha, entrevistando peregrinos sobre o sentido da Superação. E recentemente voltaram da Expedição Perú, onde o sentido da resiliência foi a grande busca do casal. Agora que estão de volta ao Brasil compartilham suas descobertas através de textos e histórias inspiradoras para esse e outros veículos de relevância, assim como em palestras e workshops por todo o Brasil.
Descubra mais sobre o projeto: www.walkandtalk.com.br. Conheça também a página no Facebook.