Exemplo de liderança.

Certos líderes possuem latente em seu DNA a natureza de grandes chefes!!
 (Site: www.theitravelchannel.tv/Site Exame)
(Site: www.theitravelchannel.tv/Site Exame)
O
O que te motiva

Publicado em 25/04/2011 às 15:09.

Última atualização em 18/11/2017 às 18:43.

Certos líderes possuem latente em seu DNA a natureza de grandes chefes !! Ocupar uma posição de destaque tem inúmeras benesses, mas principalmente deveres enquanto representantes de uma posição mítica e inspiradora de uma nação, um clã, um grupo, uma equipe, uma família …  Nem sempre os cargos de liderança são ocupados por exemplos a serem seguidos, liderar é uma arte dotada de múltiplos afazeres, deveres e responsabilidades. Um líder pode levar seus seguidores ao sucesso ou à derrocada, por isso a importância de sua conduta  e a consciência de seu poder encantatório e inspirador.

Quero compartilhar com vocês a história do Rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej, monarca mais longevo atualmente no comando, em termos globais também possui a maior fortuna, evidenciando sua permanência de mais de 6 décadas frente a uma nação. Seus 35 milhões de dólares em fortuna pessoal lhe conferem a posição de primeira fortuna dentro do score dos monarcas vivos, ultrapassando a passos largos por exemplo, a Rainha Elizabeth da Ingleterra. A parte que interessa nessa informação é saber que através de sua fortuna multiplica projetos e mais projetos em prol a sociedade, hoje são mais de 3000 espalhados em solo tailandês, distribuídos nas áreas de desenvolvimento agrário, sustentabilidade, saúde, educação …

O monarca fez um exímio trabalho junto ao desenvolvimento da saúde e medicina que provavelmente é correlato ao fato de ser filho de uma enfermeira, sua mãe era plebléia vinda de uma família de médicos. Para homenageá-la Bhumibol Adulyadej montou centros de pesquisa e medicina avançada, alavancando Bangkok, capital do reino,  ao status de centro de referência na Ásia, atraindo pacientes de vários países vizinhos e também do Oriente Médio para tratamentos na Tailândia. Patrocina médicos em formação a estudarem nos centros mais desenvolvidos do mundo para trazerem as grandes inovações para o país.

Bhumibol desde muito jovem promoveu seu país ao desenvolvimento, foi responsável por introduzir a democracia na Tailândia. Erradicou o analfabetismo, elevando a 98% o índice de alfabetização do seu povo. É idolatrado e reverenciado tal e qual Buda (90% dos tailandeses são budistas). Suas fotos são espalhadas por todos os lares, negócios, escolas, hospitais, barracas de rua e até taxis … basta um tailandês se deparar com a imagem do Rei para que faça reverência !! Bhumibol Adulyadej é um mito vivo !!

Hoje com 84 anos ainda cruza os 4 cantos de seu país apontando necessidades e afazeres para melhoria de sua pátria. O que o difere de outros líderes é essa eterna busca pela excelência e o fato de não aceitar apenas a parte ilustrativa e figurativa de seu cargo. Apesar de ser rei numa monarquia constitucional e portanto não ser o chefe do Governo e sim do Estado, participa ativamente das decisões deferidas pelo primeiro ministro.

Sua sucessão é assunto que todos evitam, seu único filho é dotado de uma certa rejeição por parte dos “súditos” sendo uma de suas filhas a “escolhida” popularmente para a sucessão mas como o país não permite que uma mulher ocupe o trono, o povo tailandês prefere não tocar no assunto, ao invés disso reproduzem cotidianamente em alto e bom tom a frase: “ Vida Longa ao Rei” .

Um líder quando é visto como herói tem o poder fidedigno de comover e inspirar seu clã, que passa a seguí-lo pelo coração e não apenas pela razão ou até obrigação. Bhumibol Adulyadej ao longo das últimas décadas vem cumprindo seu caminho de herói, um caminho mítico que poucos líderes tem a capacidade e o talento para trilhar, um caminho que o consolida frente ao seu grupo, o transforma em ícone que inspira e conduz para o verdadeiro crescimento  !!

Todos somos líderes em alguma área de nossas vidas …

Você já foi um grande líder hoje ??!!

Por Luah Galvão

Novo-Logo-Walk-and-Talk-Horizontal-2

Idealizadores do Walk and Talk, Luah Galvão e Danilo España, realizaram 3 projetos. O primeiro foi uma Volta ao Mundo por mais de 2 anos em que visitaram 28 países nos 5 continentes – para entender o que Motiva pessoas das mais variadas raças, credos e culturas. O segundo foi caminhar os 800 km do Caminho de Compostela na Espanha, entrevistando peregrinos sobre o sentido da Superação. E recentemente voltaram da Expedição Perú, onde o sentido da resiliência foi a grande busca do casal. Agora que estão de volta ao Brasil compartilham suas descobertas através de textos e histórias inspiradoras para esse e outros veículos de relevância, assim como em palestras e workshops por todo o Brasil.
Descubra mais sobre o projeto: www.walkandtalk.com.br. Conheça também a página no Facebook.