Caminhão de lixo, Buda e Flor de Lótus …
Idéia simples, original, motivacional ...
Publicado em 4 de maio de 2011 às, 15h59.
Última atualização em 6 de setembro de 2017 às, 17h39.
Não sei se alguns de vocês conhecem UBUD região central de Bali, cenário de algumas passagens do filme “Comer, Rezar e Amar” onde Julia Roberts atravessa em sua bicicleta magníficos campos de arroz, cidade onde também visita o Guru Mr. Lier o, que aliás existe mesmo na vida real e é próprio a interpretar o papel.
Pois bem, fiz todo esse prefácio somente para situá-los do local onde encontramos mais uma boa idéia: simples, original, motivacional … postei primeiro no meu facebook e a idéia fez tanto sucesso entre meus amigos que resolvi compartilhar por aqui também !!
Aí está, esse é o caminhão de lixo que circula pelas ruas de UBUD. Olha que sensacional, um coletor de lixo todo decorado com Flores de Lótus !!!! Nessa foto ele está meio sujinho … também não é pra menos, as ruas de UBUD são de paralelepípedo misturado com terra fina que levanta muita poeira …
Mas isso não vem ao caso, o melhor dessa história toda não é apenas a pintura que embeleza a paisagem, mas a escolha do desenho em si. Olha que bela metáfora:
a Flor de Lótus nasce no brejo atravessa o lodo e cresce majestosa até 45 cm acima do nível da água. Suas raízes submersas tem uma força tão grande que sustentam a flor mais alta desse tipo de espécie. A perfumada e harmônica Flor de Lótus por representar essa evolução e transformação de algo que nasce no pântano e cresce virtuosa no sentido da luz é um símbolo de transcendência utilizado pelo Budismo (a pureza emergindo imaculada de águas lodosas). Suas pétalas somente se abrem após sua saída da água. Na Índia é uma flor sagrada e tem uma grande importância associada a religião. Se perceberem em muitos desenhos que ilustram a vida de Buda, Siddhartha Gautama aparece sempre meditando sobre essa flor, tamanho seu simbolismo.
Voltando para o caminhão de lixo, não é pelo conteúdo que transporta que não possa ser alto astral … bem que nossas cidades também poderiam abraçar essa idéia !!
E se todo o nosso lixo coletado fosse reciclado aí sim … que perfeição de metáfora aplicada !!
Por Luah Galvão
Idealizadores do Walk and Talk, Luah Galvão e Danilo España, realizaram 3 projetos. O primeiro foi uma Volta ao Mundo por mais de 2 anos em que visitaram 28 países nos 5 continentes – para entender o que Motiva pessoas das mais variadas raças, credos e culturas. O segundo foi caminhar os 800 km do Caminho de Compostela na Espanha, entrevistando peregrinos sobre o sentido da Superação. E recentemente voltaram da Expedição Perú, onde o sentido da resiliência foi a grande busca do casal. Agora que estão de volta ao Brasil compartilham suas descobertas através de textos e histórias inspiradoras para esse e outros veículos de relevância, assim como em palestras e workshops por todo o Brasil.
Descubra mais sobre o projeto: www.walkandtalk.com.br. Conheça também a página no Facebook.