E-book grátis traz análise de "guru do século 21" sobre coronavírus

E-book é artigo do autor e professor Yuval Noah Harari, que prega a cooperação entre os povos diante da crise
Coronavírus: Companhia das Letras lança e-book grátis com reflexão sobre o tema (Stefan Jeremiah/Reuters)
Coronavírus: Companhia das Letras lança e-book grátis com reflexão sobre o tema (Stefan Jeremiah/Reuters)
N
Na EstantePublicado em 31/03/2020 às 10:30.

Em tempos de pandemia de coronavírus, muita coisa acontece ao mesmo tempo. Problemas no setor de saúde, problemas na economia do País, negócios passando por dificuldades financeiras, pessoas perdendo o emprego, ansiedade e solidão dentro de casa. É normal, portanto, questionar os métodos de combate a essa crise sem precedentes nas últimas décadas: vale apelar para o individualismo ou ainda acreditar no poder do coletivo?

O professor israelense Yuval Noah Harari acredita que a solução ainda está no coletivo. Harari é autor do best-seller internacional "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", livro traduzido para mais de 45 idiomas. Seus outros livros, "Homo Deus: Uma breve história do amanhã", e "21 Lições para o século 21".

O professor ficou famoso ao misturar no ensaio científico as áreas de História, Antropologia, Biologia e outras ciências para traçar um panorama contundente sobre passado e futuro da humanidade. Pela extrema popularidade de seu trabalho, Yuval acabou ganhando uma alcunha que ele, provavelmente, desaprova: "guru do século 21" - ou dos anos 20.

A editora Companhia das Letras acaba de disponibilizar um e-book gratuito de Harari, com uma reflexão importante em tempos de coronavírus. "Na Batalha Contra o Coronavírus, Faltam Líderes à Humanidade".

Harari faz uma defesa da cooperação entre os povos e nações no combate à atual pandemia e a outros males. O historiador aponta que muitos já se precipitaram ao culpar a globalização e o mundo conectado pela pandemia, dizendo que agora é preciso se "desglobalizar". Para ele, isso seria um erro.

O isolamento momentâneo é essencial para evitar a aceleração da curva de contaminação, mas em longo prazo o isolamento total de nações seria desastroso para a economia mundial. Para ele, o segredo é mais cooperação entre os povos na luta contra males, não a segregação.

O livro é bem curto, com apenas 26 páginas. É um artigo, na verdade, que Harari publicou na revista americana Time e a Companhia das Letras correu para traduzir e disponibilizar aos brasileiros.

Gratuito, dá para baixar o arquivo nos sites da Amazon Brasil, da Apple Books, do Google Play e do Kobo. Depois, só ler direto no computador, no smartphone ou no em um e-reader, como Kindle.

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade", de Yuval Harari

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade", de Yuval Harari (Companhia das Letras/Divulgação)