Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Continua após a publicidade

O maior erro que já cometi

Nossa sociedade pode ser muito cruel com os erros e algumas empresas e líderes também

 (A arte de se relacionar/Divulgação)
(A arte de se relacionar/Divulgação)
M
Martha Leonardis — A Arte de se Relacionar

Publicado em 28 de fevereiro de 2023 às, 16h19.

Última atualização em 28 de fevereiro de 2023 às, 16h20.

O maior erro que já cometi foi paralisar com medo de errar. O mundo é feito de pessoas, e invariavelmente elas cometem falhas. O que muda é a forma como você lida com isso. Nossa sociedade pode ser muito cruel com os erros e algumas empresas e líderes também. Isso pode até te amedrontar e, por um tempo, paralisar sua criatividade dentro de uma organização. Se todos ficam com medo de errar, ninguém sai do lugar. Gosto de dizer que uma boa gestão faz toda a diferença, o direcional é o que ajuda as pessoas a crescerem nessas situações.

Para o nosso crescimento, errar é necessário. Ok, errei, e agora? Seja transparente e assuma a falha. Isso transmite vulnerabilidade e humildade importantes.  Aproveite o momento e reflita.  Não reaja de imediato, porque 99% das vezes será reativo. Esse erro deve servir para sair da zona de conforto e traçar uma estratégia. O erro te traz a clareza que nenhum conselho é capaz. Em minha trajetória profissional e pessoal já cometi inúmeras falhas, e o principal aprendizado que tive foi aprender e entender que é preciso olhar para a frente e evoluir, mesmo nas adversidades. Aliás, um fato interessante, todos já ouviram inúmeras histórias de empreendedores que fracassaram, por muitos anos, antes de obterem sucesso. Este processo é bastante comum e, inclusive, admirado nos EUA por mostrar a resiliência e a experiência da pessoa.

Na arte de se relacionar vamos lidar não só com os nossos erros, mas com os dos nossos times, colegas de trabalho, familiares e amigos. O importante e necessário a se fazer é conviver com a dor, vergonha e insegurança que o falhar traz, pensando em construir uma mudança positiva. Erre, não crie desculpas, se perdoe e ande em frente.