Continua após a publicidade

Ricardo Galuppo alerta para as contas públicas de estados e municípios

O Instituto Millenium apoia a campanha Tributação Transparente. No nosso site, publicamos o artigo do jornalista Ricardo Galuppo, que chama a atenção para o fato de a federação ser muito mais clara em relação à transparência nas contas públicas do que estados e municípios, onde na opinião do especialista, reside a maior parte da resistência `a reforma fiscal no país e à falta de transparência sobre as verbas públicas: “Como […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 16 de junho de 2011 às, 20h46.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h11.

O Instituto Millenium apoia a campanha Tributação Transparente. No nosso site, publicamos o artigo do jornalista Ricardo Galuppo, que chama a atenção para o fato de a federação ser muito mais clara em relação à transparência nas contas públicas do que estados e municípios, onde na opinião do especialista, reside a maior parte da resistência `a reforma fiscal no país e à falta de transparência sobre as verbas públicas:

“Como se sabe, o maior entrave à adoção de um modelo fiscal um pouco mais racional são os governadores. Se o governo for bem-sucedido na barganha, dará um passo enorme para resolver um dos problemas mais sensíveis do Brasil.

Aliás, seria até o caso de pensar em eliminar todos os indexadores (herança do período inflacionário) e cobrar apenas uma taxa de juros fixa. É preciso aprender que a transparência nas contas públicas (que começa no sistema tributário, passa pela forma com que o dinheiro é arrecadado e termina, naturalmente, na maneira com que ele é gasto) é fundamental para dar ao país um pouco mais do que falta para de fato avançar: tranquilidade para conhecer onde está pisando”.

Leia o artigo na íntegra: “A Hora da Transparência”