Continua após a publicidade

Paulo Rabello de Castro: ”Precisamos agora de uma simplificação fiscal”

O especialista do Instituto Millenium Paulo Rabello de Castro defendeu a simplificação tributária em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”. O economista aponta para a conclusão a que várias entidades chegaram sobre a alta carga tributária brasileira: ela não pode cair, porque o governo não consegue economizar o suficiente. O jornal questionou Rabello de Castro se o Brasil precisa de uma ampla reforma tributária. 
E o especialista criticou […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 30 de maio de 2011 às, 21h49.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h15.

O especialista do Instituto Millenium Paulo Rabello de Castro defendeu a simplificação tributária em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”.

O economista aponta para a conclusão a que várias entidades chegaram sobre a alta carga tributária brasileira: ela não pode cair, porque o governo não consegue economizar o suficiente.

O jornal questionou Rabello de Castro se o Brasil precisa de uma ampla reforma tributária. 
E o especialista criticou a parcela do PIB que fica com os impostos: A carga tributária cresceu nada menos do que 10 pontos de porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos 10 anos. É um ponto porcentual do PIB ao ano, o que é uma catástrofe para a formação de capital. A formação de capital depende que os lucros gerados pelas empresas permaneçam em suas mãos para reinvestir. Isso não acontece quando a maior parte é desviado para pagar o aumento dacarga tributária . Não há outra razão pela qual o investimento brasileiro em relação ao PIB ficou estatelado em 16%, um nível que não suporta um crescimentode mais de 4% ao ano”.

Leia a entrevista na íntegra.