Congresso tenta trazer blogueira cubana ao país
Em O Globo de hoje: Após o reforço de um discurso do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), na segunda-feira, no plenário, a oposição também promete engrossar esta semana um movimento para que o governo de Cuba libere o visto e autorize a escritora e blogueira mais famosa daquele país, Yoani Sánchez, a vir ao Brasil para o lançamento do livro “De Cuba com carinho”, como mostra reportagem do GLOBO de Maria […] Leia mais
Publicado em 22 de setembro de 2009 às, 14h28.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h19.
Em O Globo de hoje:
Após o reforço de um discurso do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), na segunda-feira, no plenário, a oposição também promete engrossar esta semana um movimento para que o governo de Cuba libere o visto e autorize a escritora e blogueira mais famosa daquele país, Yoani Sánchez, a vir ao Brasil para o lançamento do livro “De Cuba com carinho”, como mostra reportagem do GLOBO de Maria Lima. Proibida de deixar seu país, Yoani é responsável pelo Blog Generación Y, um dos mais lidos no mundo no ano passado.
O livro, que será lançado na segunda quinzena de outubro em São Paulo pela Editora Contexto, é uma coletânea das reportagens e crônicas sobre o cotidiano da vida em Cuba. No blog, a escritora defende maior liberdade de expressão no país.
O senador Suplicy disse já ter feito os primeiros contatos com a Embaixada de Cuba no Brasil, tendo solicitado a ajuda do ministro-conselheiro Alejandro Francisco Diaz Palácios para liberar o visto de Yoani. Nas crônicas que a escritora publica no blog – ferramenta utilizada para passar informações para fora de Cuba sem censura – ela mostra espírito crítico, motivo que leva o governo cubano a não autorizar sua saída.
– Um exemplo disso é quando diz: “Estamos paralisados em todos os sentidos, fazemos planos para um futuro que nunca chega” – disse Suplicy no discurso.