Colunistas

América Latina tem déficit democrático

De acordo com um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o estado da democracia na América Latina está em situação delicada. “Nós somos tanto uma região democrática quanto a região mais desigual do planeta”, afirma o relatório, intitulado “Nossa Democracia na América Latina”. O documento aponta que a região, apesar de desfrutar de seu mais longo período de democracia […] Leia mais

IM

Instituto Millenium

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 19h40.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 09h42.

Priorizar nos meus resultados Google

De acordo com um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o estado da democracia na América Latina está em situação delicada.

“Nós somos tanto uma região democrática quanto a região mais desigual do planeta”, afirma o relatório, intitulado “Nossa Democracia na América Latina”. O documento aponta que a região, apesar de desfrutar de seu mais longo período de democracia e de não estar sob ameaça autoritária, vive um déficit democrático.

O relatório ressalta a concentração de poder nas mãos de uma minoria e os altos níveis de desigualdades sócio-econômicas, os maiores do mundo. Revela ainda que, com freqüencia, governos anunciam pertencerem à democracias plenas pelo simples fato de as eleições serem relativamente livres e justas.

Como prioridade, o “Nossa Democracia na América Latina” enfatiza a necessidade de mais debates públicos que abordem a construção de consenso governamental e a criação de partidos políticos que tenham como propósito governar de verdade, e não apenas vencer eleições.

Fonte: “Diário do Grande ABC”