Colunistas

Velozes, furiosos e com audiência milionária

Considerando apenas o streaming oficial da competição, foram mais de 1,6 mi views no fim de semana

 (Ultimate Drift - Lucas Miranda/Divulgação)

(Ultimate Drift - Lucas Miranda/Divulgação)

VL—E

Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 3 de maio de 2021 às 15h51.

O Ultimate Drift realizou no último fim de semana em Piracicaba sua primeira etapa em 2021. Foram dois dias de atividade, ainda sem a presença de público para ver os carros de corrida queimarem borracha e acelerarem no melhor estilo “Velozes e Furiosos”. Mas a audiência não decepcionou. Transmitido ao vivo pelo Youtube, o evento teve expressivos recordes de visibilidade. Considerando apenas o streaming oficial da competição, foram mais de 876 mil views no sábado e mais de 769 mil views no domingo. Pilotos como Bruno Bär, Renato Garcia e João Barion também postaram conteúdos na casa de 100 mil views.

São números expressivos, considerando o impacto que o esporte a motor costuma alcançar no Youtube. A Fórmula 2, por exemplo, que transmite suas provas ao vivo na plataforma, registrou recorde de 174 mil visualizações em 2021 na exibição de uma das corridas do Bahrein. A abertura da Stock Car acumulou 70 mil views na plataforma em uma semana.

O 1.64 milhão de views do Ultimate Drift demonstra o interessante potencial de engajamento que a modalidade tem junto ao público brasileiro. Democrático, o evento teve entre os carros inscritos modelos variados: de Chevette a Mustang, passando por BMW, Nissan, Subaru e Mazda. Exceto pelas dimensões dos pneus, padronizadas, o regulamento é 100% livre para motor, câmbio, suspensão, freio de mão e todos os demais componentes técnicos.

Lançado em 2020, o Ultimate Drift inovou a cena do esporte a motor brasileiro com a proposta de profissionalizar a modalidade. Como todos os eventos esportivos, sua temporada inaugural foi comprometida pela pandemia. Mas a organização, capitaneada pelo economista e consultor Luiz Paulo Rosenberg, dobrou a aposta para a temporada 2021 e colheu mais de um milhão de views em seu evento inaugural.

A pista de Piracicaba recebeu ao todo 49 pilotos entre sábado e domingo. Na categoria Pró, os vencedores foram Marcio Kabeça (etapa 1) e João Barion (etapa 2). Na classe Light a vitória coube a Marcio Vieira Junior. A expectativa agora é ter a liberação de público, para a segunda reunião do Ultimate Drift marcada para o primeiro fim de semana de junho em Balneário Camboriú (SC).