Ponte Preta (Reprodução/Instagram)
Vinicius Lordello — Esporte Executivo
Publicado em 17 de maio de 2017 às 15h35.
Última atualização em 17 de maio de 2017 às 15h40.
Bom desempenho dentro de campo, melhor ainda fora dele. A temporada de 2017 tem sido boa para a Ponte Preta também fora das quatro linhas e o clube já é, no Brasil, aquele com maior crescimento na base de fãs neste ano. Em pesquisa divulgada nesta semana pelo Ibope/Repucom, a Macaca foi quem apresentou o maior crescimento no Brasil desde janeiro.
O time campineiro teve um crescimento de 18% na internet, considerando Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, atingindo um total de 475.969 seguidores. “Nossa meta é atingir 650 mil torcedores”, projetou Fabiana Fantini, do marketing da equipe campineira. Quando perguntada pelo blog o que trabalha para alcançar um engajamento com essa base de fãs, Fabiana esclareceu que “Apostamos em uma linguagem menos jornalística e mais solta, que fala diretamente com o torcedor, gerando conteúdos e trabalhando nas diversas áreas do clube, como a comunicação voltada para o sócio, a PONTV, entre outras”.
Nos últimos meses, a Ponte Preta tem aumentado o número de ações nas redes sociais, principalmente no Twitter e no YouTube, tudo para intensificar a interação com os torcedores. No último fim de semana, por conta do Dia das Mães, as torcedoras foram incentivadas a enviar fotos pelas redes sociais, sendo que a imagem mais curtida seria premiada.
O desafio é, como sempre pontua este blogueiro, transformar o número de seguidores em engajamento para o clube. Só número, sem engajamento, de nada serve. É preciso comunicar, vincular, emocionar. A Ponte demonstra estar no caminho certo.