Pesquisa traz o nível de satisfação com o Brasileirão 2016
Chegando na reta final da competição, o Instituto Nacional de Pesquisa em Gestão do Esporte (INPGE) realizou a segunda medição do Nível de Satisfação do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A 2016. Com o objetivo de informar aos profissionais e pesquisadores do segmento sobre as percepções do torcedor perante o desempenho do seu time e do campeonato, além da satisfação dos torcedores, a pesquisa traça um perfil demográfico e […] Leia mais
Publicado em 15 de outubro de 2016 às, 09h20.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 07h27.
Chegando na reta final da competição, o Instituto Nacional de Pesquisa em Gestão do Esporte (INPGE) realizou a segunda medição do Nível de Satisfação do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A 2016. Com o objetivo de informar aos profissionais e pesquisadores do segmento sobre as percepções do torcedor perante o desempenho do seu time e do campeonato, além da satisfação dos torcedores, a pesquisa traça um perfil demográfico e psicográfico das pessoas que são apaixonados pelo futebol e por seus clubes.
Os resultados demonstraram que os torcedores em geral estão mais satisfeitos com o Campeonato Brasileiro após a rodada 26 do que após a rodada 13. Tal fato pode ser explicado pela consolidação dos blocos de disputa do campeonato (título, zona da Libertadores, rebaixamento). Além disso, a pesquisa apontou que torcedores mais insatisfeitos estão na faixa etária entre 25 e 34 anos, que para maioria dos respondentes o Campeonato Brasileiro não encanta, mas é agradável. Em relação aos que vão ao estádio, os Sócios-torcedores são os mais satisfeitos.
A saber ainda, no entanto, se são os sócios-torcedores os mais satisfeitos com o que veem ou, justamente por serem menos exigentes com o que assistem, são sócios torcedores. A pesquisa terá uma terceira medição após o final do campeonato.