Vinicius Lordello — Esporte Executivo
Publicado em 23 de setembro de 2014 às 11h02.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 08h19.
O Orlando City SC, futuro time do craque Kaká, fará sua estreia na Major League Soccer (MLS) apenas no próximo ano, mas já caiu nas graças da população da cidade. Em uma pesquisa realizada pelo Orlando Business Journal, tradicional veículo de negócios da região, os Lions superaram os tradicionais Magics, da NBA, como marca esportiva mais admirada.
Em uma disputa apertada, o time de futebol superou o de basquete por 51% a 49%. Para o brasileiro Flávio Augusto da Silva, proprietário da franquia, resultado empolga bastante toda a equipe. “Disputamos com uma marca tradicional, estabelecida há 25 anos. Isso demonstra como o trabalho que estamos desenvolvendo com a marca da equipe vem dando um grande resultado”. Para se ter uma ideia, o Orlando City já vendeu oito mil boletos de ingressos para a toda a temporada 2015 em apenas um mês. Claro que a cultura esportiva é diferente, mas qual clube brasileiro tem garantia semelhante antes do início da temporada?
Aliás, os brasileiros são parte importante da estratégia do clube, que foca nos 770 mil turistas do país que visitam Orlando anualmente e que poderão incluir os jogos do City em seus planos de viagem. Também foi parte do “intercâmbio” com o Brasil neste ano a transmissão dos jogos ao vivo pela internet em língua portuguesa e ainda canais nas redes sociais totalmente dedicados a esse público. Apenas no Facebook em português o time já conta com mais de 714 mil seguidores.
O Orlando propiciará aos brasileiros nos EUA (não só a eles, mas principalmente) aquilo que não é oferecido por aqui. Em contrapartida, há a chance de, como torcedores, aprendermos um pouco das características já estabelecidas no esporte norte americano. O intercâmbio, neste caso, pode ser muito maior que vislumbra o Orlando City.