Guaraná Antarctica convoca empresas a apoiarem o Futebol Feminino
Após anúncio do patrocínio ao Brasileirão, marca usa espaço publicitário no gramado para mostrar que o futebol feminino vai além das competições mundiais
Publicado em 26 de agosto de 2020 às, 15h17.
Última atualização em 26 de agosto de 2020 às, 19h30.
Com o retorno do Brasileirão Feminino A1, Guaraná Antarctica traz ação inédita no campo. A marca reforça o seu compromisso com a modalidade e incentiva a entrada de mais patrocinadores para o futebol feminino. Para chamar a atenção de outras empresas, Guaraná irá substituir sua exposição de marca nas placas de publicidade na lateral do gramado por frases de apoio e incentivo ao futebol feminino que, diferente do que acontece no futebol masculino, ainda precisam de muito patrocínio. Será possível conferir a ação em todos os jogos do campeonato, com início hoje, dia 26 de agosto, durante o duelo entre Santos x Audax (SP), na Vila Belmiro, em Santos (SP).
A iniciativa de Guaraná Antarctica chega para contribuir, mais uma vez, com a captação de recursos para a modalidade. Um estudo publicado pela Brand Finance, em agosto de 2019, apontou que a categoria deixa de faturar US$ 1,2 bilhão (R$ 4,8 bilhões) em patrocínios por ano, no mundo todo, em comparação ao masculino.
A nova campanha, que tem criação da agência Soko, dá continuidade ao compromisso de Guaraná Antarctica com a modalidade feminina, que teve como marco o movimento Futebol Feminino é Coisa Nossa, durante a Copa do Mundo Feminina de 2019. Na oportunidade, como patrocinadora da Seleção Brasileira, a marca promoveu um ensaio fotográfico simulando a participação da atacante Cristiane, a meia Andressinha e a lateral-direita Fabi Simões, em propagandas de diversos segmentos como beleza, produtos esportivos, cartão de crédito, para mostrar o potencial publicitário das atletas e estimular outras marcas a apoiarem o futebol feminino. O movimento contou com a participação de 15 marcas e todo valor arrecadado foi dividido entre as jogadoras e o projeto Joga Miga.
Horas antes do lançamento da campanha, o Esporte Executivo conversou com exclusividade com Pedro Thompson, diretor de marketing de Guaraná Antarctica.
A ação é fundamental e excelente para o curto-prazo. Como a marca imagina sua atuação de maneira a manter esse apoio e estímulo ao mercado - iniciado ainda em 2019- no médio e longo prazo? Além disso, qual o prazo do contrato com o Futebol Feminino – Brasileirão?
Guaraná Antarctica tem uma longa história com o futebol brasileiro em todas as suas modalidades e há 19 anos é parceira das Seleções em todas as categorias. Em 2019, demos um dos passos mais importantes dessa história ao colocar foco e apoio incondicional ao futebol feminino levando esse sentimento de orgulho não só para nossas campanhas, mas também para fora dos campos convocando outras marcas para apoiar a Seleção Brasileira Feminina.
Desta vez, estamos construindo um novo capítulo focado em ampliar o apoio e estímulo, a médio e longo prazo, mostrando que o futebol feminino vai muito além dos campeonatos mundiais. Acreditamos que o engajamento das marcas, começando de forma imediata e se concretizando para os próximos anos, é capaz de mudar a trajetória desse esporte. Além das grandes empresas, queremos chamar a atenção das pequenas marcas a investirem em categorias de base, oferecendo equipamentos, materiais esportivos, isso também é uma maneira de manter o apoio a categoria.
Por isso, Guaraná estará no Brasileirão Feminino Série A1 nos próximos três anos e essa é apenas a primeira de uma série de ações programadas para continuarmos o debate do tema e caminhando para a consolidação da modalidade no país.
Temos uma sociedade desigual para oportunidades entre homens e mulheres em quase todos os aspectos. Como é para uma marca gigante precisar se posicionar nesse sentido, uma vez que temos uma parte da população que ainda não compreende essa desigualdade mesmo com o futebol escancarando o problema?
A busca pela equidade de gênero é uma realidade, não só no Brasil como no mundo todo. Como marca brasileira e democrática, que todos os dias está na mesa das pessoas de todo o país, entendemos que também é nosso papel dar luz a temas importantes socialmente e instigar o público e o mercado para juntos evoluirmos nosso pensamento e nossas ações. E nessa missão, o futebol surge como um retrato fiel do que acontece todos os dias fora do campo.
Ao longo dos anos, as mulheres vêm conquistando mais espaços na sociedade o meio esportivo não fica fora disso. O que temos visto no futebol é uma constante evolução. Não há mais espaço para voltar. Há um longo caminho a ser percorrido e Guaraná Antarctica estará ao lado da modalidade nessa busca por mais patrocínios, investindo em campanhas e fomentando conversas para promover uma ruptura definitiva de ponto de vista.