Cresce o interesse dos norte-americanos pelo futebol
Pesquisa do IBOPE Repucom mostra que o interesse dos norte-americanos pelo futebol aumentou consideravelmente nos últimos três anos: em novembro de 2011, 18,1% da população do país dizia gostar da modalidade. Já no mesmo mês de 2014, esta porcentagem subiu para 32,1%. O SPORTSDNA, pesquisa global sobre preferências dos fãs de diversas modalidades esportivas, também mostrou um crescimento no número de norte-americanos que declararam que o futebol é o esporte […] Leia mais
Publicado em 2 de setembro de 2015 às, 18h30.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 07h55.
Pesquisa do IBOPE Repucom mostra que o interesse dos norte-americanos pelo futebol aumentou consideravelmente nos últimos três anos: em novembro de 2011, 18,1% da população do país dizia gostar da modalidade. Já no mesmo mês de 2014, esta porcentagem subiu para 32,1%.
O SPORTSDNA, pesquisa global sobre preferências dos fãs de diversas modalidades esportivas, também mostrou um crescimento no número de norte-americanos que declararam que o futebol é o esporte preferido para assistir na televisão. No fim de 2014, 12,6% dos entrevistados fizeram esta afirmação, contra 8,5% em 2011.
“Alguns motivos podem explicar o aumento da popularidade deste esporte nos Estados Unidos. Com certeza, entre eles estão a ida de jogadores mundialmente famosos, como o brasileiro Kaká e o espanhol David Villa para a Major Soccer League (MSL); a melhora da seleção nacional nas últimas disputas internacionais; a construção de novas arenas especialmente para o futebol; e o crescimento de latinos no país – 54 milhões, em 2013, o que representava 17,1% da população americana, segundo Pew Research Center”, afirma José Colagrossi, diretor do IBOPE Repucom.
Apesar de apresentar um crescimento contínuo e expressivo nestes últimos anos, o futebol ainda tem muitos fãs para conquistar nos Estados Unidos. Como base de comparação, de acordo com o estudo Sponsorlink de março de 2015, 62% da população brasileira declara ter interesse ou muito interesse pelo esporte, sendo que 77% destas pessoas preferem assistir às partidas pela TV.