Corintianos são mais interativos, aponta pesquisa

O estudo “Porta Retrato 2013”, encomendado pelo SporTV para sua equipe de inteligência, mercado e comunicação, detalhou o perfil do telespectador brasileiro quando o assunto é futebol. E a conclusão elementar é de que os torcedores são e estão cada vez mais exigentes, aumentando a complexidade das estratégias das emissoras que transmitem futebol. Já não é possível agradar o telespectador torcedor, se uma partida é simplesmente transmitida, sem outros atrativos […] Leia mais
E
Esporte Executivo

Publicado em 12/04/2013 às 13:03.

Última atualização em 24/02/2017 às 09:04.

O estudo “Porta Retrato 2013”, encomendado pelo SporTV para sua equipe de inteligência, mercado e comunicação, detalhou o perfil do telespectador brasileiro quando o assunto é futebol. E a conclusão elementar é de que os torcedores são e estão cada vez mais exigentes, aumentando a complexidade das estratégias das emissoras que transmitem futebol. Já não é possível agradar o telespectador torcedor, se uma partida é simplesmente transmitida, sem outros atrativos de comunicação. É preciso ser multimídia.

Para o SporTV, o objetivo da pesquisa é apontar quais os caminhos para transmissão nos próximos anos, que trarão Copa das Confederações (ainda este ano) e Copa do Mundo em 2014. A percepção é de que também haverá uma exigência maior de estrutura na transmissão de campeonatos disputados no Brasil e América do Sul. A amostra da pesquisa realizada considerou homens e mulheres, de 12 a 64 anos, assinantes de TV por assinatura nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Distrito Federal.

Entre os torcedores considerados interativos, aqueles que se informam sobre futebol em todas as mídias e meios possíveis, os corintianos representam 25%, seguidos de torcedores do Flamengo e São Paulo (14%), Internacional (10%) e Palmeiras (9%). Esse perfil de público declara acompanhar mais esportes pela internet que pela televisão e mantém o hábito de trocar mensagens com os amigos durante os jogos. Entre os interativos, o interesse pelo futebol internacional também é o mais contundente. Ainda entre os pesquisados, cabe aos torcedores do Corinthians o posto de torcida mais ligada em futebol. A belíssima pesquisa realizada pelo SporTV traz ainda inúmeros outros pontos interessantes, que serão abordados em breve neste blog.

Mas os números do perfil dos interativos, que só tende a crescer, já permitem que estratégias sejam traçadas para um curto espaço de tempo. E despertam o marketing dos principais clubes citados para usufruírem melhor desse perfil dos seus torcedores. Também servem para ligar o alerta nos clubes que não são citados, buscando o desenvolvimento desses aspectos em sua torcida. Afinal, quem está em mais de um canal, consome em mais de um canal. Não basta atender a demanda, é preciso criá-la. E quando se envolve paixão futebolística, embora o trabalho de quem vive do esporte não fique menos complexo, fica mais claro. Nesse caso, por enquanto, se ainda não mais claro, preto e branco.

 @EXAME_EsporteEx e/ou @viniciuslord