Colunistas

Ceará lança programa de inovação aberta pioneiro no esporte nacional

As startups interessadas podem se inscrever de forma gratuita no site oficial do programa (www.vozaoconecta.com.br) de 06/10 até 16/11

Criatividade e Inovação começam com uma pergunta simples. E se? (fancycrave1 / Pixabay/Divulgação)

Criatividade e Inovação começam com uma pergunta simples. E se? (fancycrave1 / Pixabay/Divulgação)

VL—E

Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 6 de outubro de 2020 às 12h47.

O Ceará Sporting Club lançaou o primeiro programa de inovação aberta de um clube de futebol no Brasil, o VOZÃO CONECTA. Criado em parceria com a ENZIMA e apoio da Outfield Capital, o programa terá duração de 12 semanas e será realizado inteiramente de forma online. O objetivo é não só se adaptar ao distanciamento social imposto pela pandemia de COVID19, mas principalmente dar oportunidade para que startups de todo o mundo possam se inscrever e participar.

O clube está buscando empresas que já tenham soluções prontas - ou pelo menos protótipos de soluções – que atendam demandas específicas nas áreas de: produção de conteúdos em vídeo, engajamento de torcedores, gestão e análise de redes sociais, estádio inteligente, gestão de contratos de patrocínio, sustentabilidade, novas tecnologias para modernizar o patrimônio histórico e comunicação interna.

As startups interessadas podem se inscrever de forma gratuita no site oficial do programa (http://www.vozaoconecta.com.br) de 06/10 até 16/11. As empresas inscritas passarão por um processo de avaliação conduzido pelo Ceará, pela ENZIMA e pela Outfield Capital, que analisará aspectos como modelo de negócios, estágio de maturidade dos produtos/serviços e experiência dos fundadores. As startups selecionadas terão a oportunidade, durante o programa, de trabalharem juntamente aos profissionais do clube em projetos pilotos, além de usufruir de mentorias, networking, palestras e apoio em serviços jurídicos, contábeis e financeiros. Haverá ainda acesso a possíveis investidores do mercado.

Ao final do período, as participantes apresentarão os pilotos desenvolvidos em um evento ao vivo, chamado Demo Day, que será transmitido nas redes sociais oficiais do Ceará. As startups têm a chance de conseguir um contrato com o clube ou até investimento após o programa. “O Vozão Conecta é um programa pioneiro no futebol brasileiro e que, somado a diversas outras ações, coloca o Ceará Sporting Club como um grande clube inovador. Estamos fomentando um ecossistema de startups que vai favorecer ferramentas de inovação e tecnologia a serviço do clube. Ganha o mercado, ganha o clube. Estamos muito animados com esse projeto que estamos desenvolvendo em conjunto com a Enzima”, Lavor Neto, diretor de comunicação e marketing do ceará Sporting Club.

“A Enzima tem como missão fomentar o ecossistema de inovação no esporte brasileiro e o Vozão Conecta tem justamente este objetivo. O Ceará tem esta cabeça inovadora, entendeu nossa proposta e vai atuar como um grande laboratório aberto para startups do Brasil e do mundo que tenham soluções para os oito desafios lançados pelo clube ao mercado. Estas empresas terão a oportunidade de, durante 3 meses, trabalhar junto ao Ceará desenvolvendo estas soluções em um ambiente de esporte de alto rendimento, podendo, ao final do programa, assinar um contrato de trabalho com o clube e/ou receber investimentos da Enzima e da Outfield Capital. É uma situação em que as duas partes ganham: o Ceará ganha acesso a soluções tecnológicas inovadoras; as startups têm abertura para mostrar seus produtos funcionando na prática em um clube da elite do futebol. Nós, da Enzima, temos a certeza que esta é uma iniciativa que vai estimular outros clubes e entidades a se aproximarem do ecossistema de startups, o que vai fazer com que este ecossistema cresça e se desenvolva cada vez mais”, explicou Felipe Ribbe, head de novos negócios da ENZIMA, em conversa exclusiva com o Esporte Executivo.