Ayrton Senna Shop mira lojas físicas em autódromos
O projeto cujo Instituto Ayrton Senna deu a bandeirada inicial em 2014 ganhou proporções mundiais, assim como o ídolo do esporte que empresta o nome e a razão de ser do Instituto. Assim, a Ayrton Senna Shop adotou uma nova estratégia para ampliar suas vendas: implementar uma loja física em vários autódromos do mundo durante eventos de corridas, tanto da Fórmula 1 como em outras categorias. Para explicar a nova […] Leia mais
Publicado em 16 de setembro de 2015 às, 10h35.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 07h54.
O projeto cujo Instituto Ayrton Senna deu a bandeirada inicial em 2014 ganhou proporções mundiais, assim como o ídolo do esporte que empresta o nome e a razão de ser do Instituto. Assim, a Ayrton Senna Shop adotou uma nova estratégia para ampliar suas vendas: implementar uma loja física em vários autódromos do mundo durante eventos de corridas, tanto da Fórmula 1 como em outras categorias.
Para explicar a nova estratégia, o Esporte Executivo procurou o diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna, Marco Crespo. Questionado sobre como os fãs e o mercado enxergaram o novo modelo de negócios da marca, Crespo revela que “quando foi lançada a loja, a receptividade foi enorme, pois havia uma demanda reprimida e muitos fãs desejavam ter produtos de qualidade da marca Ayrton Senna”. Segundo conta, por muitos anos, a loja foi pensada com produção e atuação local, no Brasil. Em 2013, contudo, como parte da estratégia da marca Ayrton Senna, foi feita uma parceria internacional com uma empresa alemã. Em 2014 nasceu então a Ayrton Senna Shop, exatamente no mês em que o legado do tricampeão mundial de F1 completou 20 anos. Aqui no Brasil, a loja nasceu em Novembro de 2014, na semana do GP do Brasil de F1.
A transição estratégica de uma loja web, de alcance mundial, para a identificação de uma necessidade física veio ao perceberem que os produtos Ayrton Senna precisariam estar onde estão os consumidores. “A nossa estratégia é desenvolver soluções dedicadas a cada mercado nos próximos anos. Parte da estratégia de vendas é estar onde o fã do Ayrton Senna está. Todo apaixonado por automobilismo conhece o piloto, sabe de seus feitos nas pistas e dos valores que ele cultivava fora delas. Era natural que nosso primeiro movimento fosse estar em todos os eventos importantes de automobilismo, como os GPs de Fórmula 1 e o Goodwood Festival, por exemplo. A estratégia do Truck na Europa para vender os produtos da marca Ayrton Senna têm sido muito bem sucedida. Os fãs reconhecem as cores do capacete de longe”, explica.
Um fato curioso é que a ideia surgiu quando o CEO da MBA Sports, licenciada da marca Ayrton Senna na Europa, pintou um Beattle com as cores do capacete e foi dirigindo de Monte Carlo até a Alemanha, voltando do GP de Mônaco. Ele foi parado por policiais que pediram para tirar foto ao lado do carro. Atualmente, o Truck está presente na maioria dos GPs da Europa, junto a uma pequena exposição com fotos, réplicas de itens usados pelo piloto brasileiro e até uma Lotus guiada por ele em 1987, que por sua vez, foi exposta no último GP da Inglaterra.
Virtual x Físico
Atualmente, o fã brasileiro de Ayrton Senna pode adquirir seus produtos em um site voltado só para ele (www.ayrtonsennashop.com.br), assim como o consumidor estrangeiro (www.ayrtonsennashop.com). Apesar da flexibilidade e a oportunidade de comprar no conforto do lar, as vendas físicas oferecem atrativos que vão além da experiência de compra.
“A compra de produtos em eventos como Fórmula 1 sempre tem uma motivação mais emocional, muitas pessoas ainda não conhecem a loja online e acabam sabendo através das lojas no evento. A compra acontece no local, pois as pessoas se encantam com os produtos e querem levar na hora. Ayrton Senna é um ídolo que traz boas lembranças aos brasileiros. As pessoas enxergam nele as melhores características do povo no nosso País, como determinação, superação e muita garra para superar todos os obstáculos e conquistar vitórias. Tanto no ambiente virtual quanto no físico as pessoas não querem apenas uma loja que vende produtos, elas contam suas histórias, relembram corridas junto com os vendedores, escrevem ao SAC para contar a emoção que tiveram ao receber seu pedido em casa”, relata o diretor.
E já é possível imaginar os produtos Ayrton Senna fora do ambiente do automobilismo e além do e-commerce? Eis a dica do diretor de negócios: “estamos avaliando a viabilidade financeira dessa operação. Por hora, manteremos os canais e-commerce e eventos relacionados ao esporte”. Por ora…
Confira onde estarão as lojas físicas nos próximos eventos:
FÓRMULA 1
18 a 20 de Setembro (GP de Cingapura)
25 a 27 de Setembro (GP do Japão)
23 a 25 de Outubro (GP dos Estados Unidos)
30 de Outubro a 1.º de Novembro (GP do México)
13 a 15 de Novembro (GP do Brasil)
DEMAIS EVENTOS
26 de Novembro a 6 de Dezembro (Motor Show, em Essen, na Alemanha)