Colunistas

“A bilheteria vai acabar”, projeta empresa que vendeu 7 milhões de ingressos em 2015

Com cerca de 7 milhões de ingressos vendidos em 2015 -1 mi a mais do que em 2014, a FutebolCard, uma das principais empresas de gestão integrada de venda de ingressos, programas de sócio-torcedor e acesso em arenas, comemora os números e enxerga um futuro melhor para as próximas temporadas. O presidente da empresa, Robson de Oliveira, comanda a FutebolCard desde 2006, ano em que a empresa foi precursora no Brasil […] Leia mais

VL—E

Vinicius Lordello — Esporte Executivo

Publicado em 4 de março de 2016 às 15h47.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 07h45.

Com cerca de 7 milhões de ingressos vendidos em 2015 -1 mi a mais do que em 2014, a FutebolCard, uma das principais empresas de gestão integrada de venda de ingressos, programas de sócio-torcedor e acesso em arenas, comemora os números e enxerga um futuro melhor para as próximas temporadas. O presidente da empresa, Robson de Oliveira, comanda a FutebolCard desde 2006, ano em que a empresa foi precursora no Brasil ao adotar o sistema de venda de ingressos via cartão de débito e crédito, nos jogos realizados no Orlando Scarpelli, no Figueirense.
De lá para cá, os clubes entenderam cada vez mais que era necessário modernizar o funcionamento da venda de bilhetes e migraram definitivamente para o mercado online. “Não tenho dúvida que o futuro será todo online, e o fim das bilheterias acontecerá de forma gradativa. Hoje, todas as arenas brasileiras estão se modernizando, e os torcedores estão cada vez mais acompanhando essa nova filosofia de consumo”, explica Robson.
Os números comprovam essa teoria: atualmente, 71% dos ingressos são vendidos pela internet -o número é 30% superior ao de 2014. Para 2016, a FutebolCard projeta um aumento de 10 a 15%. Outro número que tem crescido é a forma com o torcedor adquire esses ingressos: neste ano, 40% das compras foram feitas via aparelho celular; em 2013, por exemplo esse número era de 13% apenas. “O case de maior sucesso é o do Palmeiras, já que batemos o recorde de 100% dos ingressos terem sido vendidos tanto para sócios quanto pela internet na final diante do Santos. Isso deve ser algo recorrente em 2016″, completa.
Além do Allianz Parque, a FutebolCard está presente no Nilton Santos, do Botafogo (venda de ingresso e acesso ao estádio), Maracanã (espaço Itaucard para jogos do Flamengo, Fluminense e Vasco), Beira Rio (espaço Premium), Mineirão (espaço Vip), Morumbi (camarote Unyco), além de Ilha do Retiro, Couto Pereira, Orlando Scarpelli e Ressacada, esses últimos três também fazendo a operação em todo o estádio.
Em novembro deste ano, a empresa fechou uma parceria inédita com o Fort Lauderdale Strikers, equipe que atua a NASL, nos Estados Unidos, e vai realizar toda a operação da venda de tickets online, bilheteria e membership do Lockhart Stadium. Essa é a primeira vez que uma empresa do ramo do Brasil leva seu expertise para fora do país, transformando os cartões de crédito e débito VISA em ingressos, a partir de uma inovação tecnológica inédita no mundo. O contrato com o Strikers, que tem o ex-atacante Ronaldo como sócio-proprietário, terá duração de três anos.