Um conteúdo GOTOSHOP

Como utilizar melhor a iluminação da minha casa?

O blog Escolha Inteligente e GoToShop dão dicas de como deixar os ambientes da sua casa mais harmônicos, confortáveis e iluminados.
E
Escolha InteligentePublicado em 26/06/2018 às 11:00.

A iluminação é um dos pontos principais para deixar os ambientes da casa mais harmoniosos e aconchegantes. Por isso, é um assunto essencial na hora de decorar o seu lar. Aqui, algumas dicas de como iluminar cada cantinho do seu espaço. Vamos nessa?

1 - Projeto de iluminação da casa

É muito importante escolher o tipo de luz ideal para cada ambiente da sua casa, pois além de iluminar, as lâmpadas precisam ser econômicas e funcionais. O posicionamento das luminárias também deve ser pensado de acordo com a decoração.

Outro ponto é a tonalidade que a lâmpada vai emitir nos ambientes. Na sala de estar e quartos, por exemplo, onde a cor deve ser mais aconchegante, o branco quente é o mais indicado. Já em cozinhas, banheiros e área de serviço, o branco frio é ideal por ser mais estimulante. O mau uso da luz pode prejudicar não só a funcionalidade, como também o visual da sua casa.

2 – Iluminação para a sala

A sala é um lugar de aconchego e precisa ser agradável Spots embutidos, fitas de led e pendentes são muito bem-vindos.

A iluminação focada (embutidos) deixa o ambiente muito mais sofisticado: não traz luz para todo o ambiente, mas ilumina pontos estratégicos que fazem toda a diferença.  O Embutido Quadrado Fixo Cristal para 1 Lâmpada, da Jd Molina, por exemplo, é uma ótima opção para agregar beleza e praticidade. Veja a oferta!

Para destacar pontos estratégicos ou até mesmo algum objeto da como quadros e nichos, a Fita LED 5050 IP40 14.4W 16 Lumens 12V Gaya 3000K é ideal para dar acabamento e trazer um toque a mais de decoração para a sua sala. Veja a oferta!

Para a luz central, a melhor opção é utilizar iluminação mais difusa, tanto no teto como nas luminárias suspensas – que também ficam ótimas em salas de jantar. Há diversos estilos, portanto, escolha um modelo de acordo com a proposta da decoração da sua casa. Se ela for mais clássica, opte por lustres de cristais e vidro como esse estilo candelabro de Cristal Maria Thereza Champagne 21 Lâmpadas. Veja a oferta!

Se você gosta de ambientes mais clean e minimalistas, os pendentes de cores neutras vão combinar com a sua decoração. O Pendente 58x29 Branco 3 Lâmpada Pantoja&Carmona tem estrutura e acabamentos em alumínio. Veja a oferta!
Há também os modelos industriais feitos em cobre para aqueles que gostam de modernidade.  O Pendente de Teto Logan em cobre é uma boa sugestão para quem gosta dessa proposta. Veja a oferta. 

 

3 – Iluminação para a cozinha

Na cozinha, é preciso enxergar com precisão os alimentos, por isso, o ideal é utilizar lâmpadas com iluminação branco frio. O Plafon De Led 12w Branco Frio Painel Quadrado Luminária, por exemplo, pode ser embutido em forros de gesso, modulares, forros de madeira, entre outros. A luz de alta intensidade se espalha pelo ambiente de forma homogênea. Veja a oferta.

Quer dar um charme a mais no ambiente? Opte por trilhos de spots, onde você consegue direcionar a iluminação para onde quiser. O modelo Spot 7913 Preto 3 Lâmpadas Bivolt é uma boa pedida para iluminar ainda mais o ambiente. Veja a oferta.

Ou então escolha pendentes delicados para iluminar pontos estratégicos como bancadas e ilhas, por exemplo, como esse Pendente Para 1 Lâmpada 6152 Pantoja & Carmona. Veja a oferta. 

4 – Iluminação para o quarto

Assim como a sala, o quarto é um ambiente onde as pessoas relaxam e ficam mais à vontade, por isso, a luz uniforme e indireta dá melhor resultado. Abajures, arandelas e luminárias de piso, por exemplo, tem a função de iluminar o ambiente de maneira pontual. O Abajur Arquitetizze Vela, por exemplo, complementa o visual e valoriza o ambiente deixando-o mais elegante. Veja a oferta.

Outro recurso bastante usado são as lâmpadas com dimmer, que te dá a possibilidade de controlar a intensidade da luz do ambiente. Veja a oferta.

No quarto de criança, vale colocar abajour e luminárias coloridas ou de personagens. Tudo de acordo com a decoração do ambiente. A Mini Luminária Star Wars R2-D2, por exemplo, não oferece riscos as crianças pois utiliza lâmpada LED (que não esquenta) e é feita de plástico. Veja a oferta.

5 – Iluminação para o banheiro

O banheiro é um cômodo que precisa de muito cuidado. Uma iluminação forte e intensa é essencial, principalmente na bancada da pia, onde as mulheres se maquiam e os homens fazem a barba. O ideal é colocar uma fonte de luz que ilumine de forma geral, no centro do cômodo. Uma dica é usar luminárias com acrílico ou vidro leitoso, como o Plafon Belle Redondo, ou lâmpadas difusoras, como a fluorescente. Veja a oferta.

Se for um lavabo, vale colocar um abajour ou pendentes decorativos em algum cantinho como a Cúpula Vidro Pingente Cristal Decor Premier Dourado. Veja a oferta. 

6 – Iluminação para leitura

Para o momento da leitura, é preciso escolher luminárias com luz precisa e clara na medida, para não forçar a vista do leitor. Uma boa sugestão são os modelos de mesa que unem a funcionalidade, design e decoração, como esta luminária de mesa Anita ADN Mais Preto - BIVOLT. Veja a oferta.

Outras dicas:

- A luz central da sua casa deve ser forte o suficiente para iluminar todo o ambiente de uma forma geral e homogênea. Paredes e tetos de cores claras ajudam a deixar o ambiente ainda mais claro.

- Quando você for escolher as luminárias para a sua casa, certifique-se de que elas combinam com a decoração. Existem diversos modelos e tipos de materiais e formatos e, cada um deles, traz um efeito específico.

- Abajures, arandela e luminárias de piso são ideais para trazer luz indireta para o ambiente. São ótimas para criar diferentes cenários em um mesmo ambiente. Mesmo em áreas menos aconchegantes (como cozinha e banheiro), os pendentes podem ser uma boa opção de decoração.

- Para dar destaque a algum ambiente específico ou objeto, as fitas de led são ótimas escolhas, assim como os spots, que direcionam a luz para um único ponto, e arandelas que podem ser instaladas na parede.

- Se o seu ambiente for integrado, vale apostar em um mesmo modelo de luminária, tanto para o teto como pendentes. Se você é do tipo que não gosta de conjuntinhos, escolha um mix de luminárias com o mesmo tom de cores, texturas e materiais.

- Tome cuidado ao escolher o tamanho da luminária. Se o ambiente for pequeno e com o teto rebaixado, prefira os modelos mais recatados ou embutidos. Se você tem um pé direito alto e um ambiente grande, aposte nos modelos grandes e com texturas mais exageradas.