Um conteúdo GOTOSHOP

Como escolher uma lava-louças para sua cozinha

De equipamentos maiores até modelos compactos que ficam em cima da pia, lavadoras significam praticidade, economia de água e de tempo para qualquer casa.
 (Brastemp/Divulgação)
(Brastemp/Divulgação)
E
Escolha InteligentePublicado em 19/10/2017 às 17:00.

Muita praticidade e economia de tempo e água. Precisa de mais algum argumento para entender como é vantajoso ter uma lavadora de louças em casa?

A maior parte dos equipamentos disponíveis no mercado anuncia uma economia de quatro a seis vezes na água que seria gasta para lavar a mesma quantidade de louças na torneira. O consumo de energia, por outro lado, vai depender do ciclo escolhido: lavagens mais intensas, com água quente ou secagem, vão gastar mais; lavagens do dia a dia, com o aparelho funcionando na capacidade correta, em regra, não provocam um aumento considerável na conta de luz no final do mês.

E falando em economia, as lavadoras exigem sabão especial e líquido de secagem, que são mais caros do que um detergente comum, porém, duram bastante.

Neste texto, o Escolha Inteligente e o GoToShop ajudam você a escolher o melhor modelo de lava-louças para o seu estilo de vida.

Aproveite e confira também os outros textos do blog, com indicações, novidades e informações para ajudar você nas suas melhores decisões de compras, presentes e decoração.

Os “serviços”

A capacidade de uma lavadora de louças é medida pelos “serviços” que o equipamento consegue lavar em cada ciclo. As lavadoras compactas partem de seis serviços e as maiores chegam a 14. Mas o que seriam os serviços?

Eles são a quantidade de utensílios utilizados em uma refeição por uma pessoa. Então um serviço seria um prato raso, um prato fundo e um de sobremesa, um copo, um jogo de talheres, uma xícara e um pires.

Então, uma lavadora de seis serviços lava uma quantidade de utensílios equivalente ao que seis pessoas utilizariam em uma refeição, enquanto um equipamento de 12 serviços atende um almoço e um jantar de seis pessoas ou uma refeição para 12 pessoas.

Obviamente, as lavadoras podem lavar tigelas, panelas, jarras e outros utensílios maiores. Eles apenas precisam ser arrumados onde seriam colocados os pratos, copos e xícaras.

Normalmente, modelos de mais de nove ciclos possuem espaços para acomodar talheres grandes, jarras, tigelas e outros utensílios maiores. Em outras, é possível retirar uma prateleira ou suporte para colocar essas peças grandes.

Tamanho adequado

Assim como para os eletrodomésticos maiores, a compra de uma lavadora de louças para sua cozinha ou área de serviço depende não apenas da quantidade de moradores da casa, mas também do espaço disponível para sua instalação.

Em nome da economia de água e energia, os especialistas das marcas de lava-louças recomendam que uma pessoa solteira, um casal sem filhos ou com criança pequena opte por modelos menores, mesmo que haja espaço para instalação de uma lavadora de 14 serviços.

Fazer um aparelho pequeno operar mais vezes na semana ainda consome menos água e energia do que ligar uma lavadora maior que não esteja cheia. Ao mesmo tempo, você não terá que acumular louça suja de dois ou três até chegar à capacidade do equipamento para poder usá-lo.

Por outro lado, já existem modelos de lavadoras maiores que possuem um “meio ciclo”, para colocar o aparelho para funcionar sem que esteja em sua capacidade total.

Para casas e apartamentos novos ou com cozinhas planejadas, existem modelos de lava-louça para embutir e também para apoiar no chão. Para cozinhas pequenas, apartamentos ou ainda para quem mora de aluguel e não quer mexer nos móveis, existem modelos leves, de cerca de 50 cm x 50 cm, que podem ficar simplesmente sobre a pia.

Só é necessário ter uma entrada e uma saída de água (a saída pode ser a própria cuba da pia, nos modelos pequenos) e uma tomada adequada.

Funções

Além da capacidade, lava-louças têm funções diferentes, da lavagem rápida até secagem e higienização das peças (Brastemp/Divulgação)

Ainda é preciso retirar os restos de alimentos dos pratos, tigelas e outros utensílios antes de colocá-los no aparelho, porém, nos modelos mais novos de lavadoras, o processo de enxágue anterior das louças sujas diminuiu. Muitos equipamentos já possuem um sistema de filtragem que retém restos de alimentos e outros resíduos.

Modelos mais simples e baratos possuem funções de lavar e enxaguar, enquanto os aparelhos mais sofisticados contam com desligamento automático, programação, lavagem com água aquecida, higienização e até mesmo secagem das louças.

Entre os tipos de ciclos, as lavadoras contam com lavagem super-rápida (por exemplo, para peças novas ou que estavam guardadas limpas), lavagem do dia a dia e até modo intenso, para panelas, tigelas com sujeira endurecida ou peças engorduradas.