Um conteúdo GOTOSHOP

Como escolher a cafeteira ideal para a sua casa

Descubra qual modelo de cafeteira combina com o seu estilo de vida
E
Escolha Inteligente

Publicado em 01/03/2018 às 14:30.

Última atualização em 01/03/2018 às 14:39.

Nada como acordar com um bom cafezinho, não? De equipamentos simples até modelos compactos, as cafeteiras são indispensáveis em qualquer casa. Existe quem gosta do tradicional, feito com coador de papel, e quem gosta de um café mais sofisticado, que fica por conta das máquinas modernas, que são rápidas, práticas e requerem pouca experiência.

Quer comprar uma cafeteira, mas ainda não sabe qual combina mais com você? Vamos ajudar na sua escolha. Conheça aqui os tipos mais comuns de cafeteiras e adquira a mais adequada para você e o seu estilo de vida.

Café coado

Para quem tem tempo e disponibilidade de acordar e preparar um bom cafezinho, ou precisa de uma máquina que faça muitas xícaras de uma só vez, a melhor opção é o café coado, que pode ser feito no fogão, manualmente, ou em uma cafeteira elétrica.

As opções de cafeteiras elétricas são vastas e vão desde versões mais simples até as que contam com timer e programações variadas. Mas no fim das contas todas as variedades resultam no popular café passado, que é a versão mais consumida no Brasil.

Café expresso

Esse tipo de cafeteira prepara o café em alta pressão, o que contribui na extração dos aromas mais complexos, que deixam a bebida encorpada. Existem diversos modelos. As mais simples são aquelas em que se coloca o café já moído e a água na medida certa.

As versões mais elaboradas desse tipo de cafeteira costumam moer os grãos e selecionar automaticamente a quantidade de água. Elas também contam com um bico vaporizador, que deixa as bebidas espumantes e saborosas.

Cafeteiras de cápsulas

A maneira mais prática de preparar café e outras bebidas, como chá, cappuccino e chocolate, sem dúvida é com as cafeteiras que utilizam cápsulas (ou sachês). Apesar do investimento alto e constante, é necessário pouco esforço para preparar um café de qualidade.

Basta inserir a cápsula do sabor desejado, abastecer com água e posicionar a xícara. Além disso, elas costumam exigir pouca manutenção, o que é ideal para quem tem um dia a dia corrido, mas gosta de apreciar um bom café.

Cafeteira italiana

A cafeteira italiana foi inventada em 1933, por Alfonso Bialetti, e revolucionou o preparo do café expresso na Itália. O modelo é feito de alumínio e funciona como uma panela de pressão, já que o café é empurrado para cima.

Ela é ideal para quem gosta de um café forte e encorpado, pois a pressão extrai mais nuances do café. Os modelos comuns costumam ter capacidade para produzir de 3 a 9 xícaras.

French Press

A cafeteira francesa ainda não é um modelo muito utilizado no Brasil, mas é muito versátil, já que dispensa o uso de eletricidade e é fácil de transportar. Além disso, ela também pode ser usada na preparação de chás e levada para piqueniques ou acampamentos.

Gostou de saber mais sobre os tipos de cafeteira disponíveis no mercado? Então aproveite e confira também os outros textos do blog, com indicações, novidades e informações para ajudar você nas suas melhores decisões de compras para o lar.

Vitrine do GoToShop: a cafeteira ideal