Exame.com
Continua após a publicidade

Jantar Magno reúne grandes chefs brasileiros em prol do Instituto de Cegos da Bahia

O evento, que acontece no Palacete Tira Chapéu, marca a reinauguração do local e destina toda a renda para o Instituto de Cegos da Bahia

 (Divulgação/Divulgação)
(Divulgação/Divulgação)

O Palacete Tira Chapéu, em Salvador, será palco do Jantar Magno Beneficente, que faz parte do evento Mesa ao Vivo Bahia, reunindo grandes nomes da cozinha brasileira, como Claude Troisgros, Dário Costa, Dante Bassi, Kafe Bassi, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Eduardo Moraes e Jonatan Albuquerque.

O evento, será realizado no Restaurante da Preta, comandado pela chef Angeluci Figueiredo, e terá um menu exclusivo com snacks, entradas, pratos principais de frutos do mar e carnes, além de sobremesas, harmonizados com vinhos da produtora Uvva. Todo o dinheiro arrecadado com as entradas do jantar vai ser doado para uma instituição de caridade — o Instituto de Cegos da Bahia (ICB).

A celebração marca a reinauguração do Palacete Tira Chapéu, um edifício histórico de 1917 projetado pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, que esteve fechado por três anos para restauração. A origem do nome vem de muito tempo atrás.

A Rua do Tira Chapéu fica bem na frente do Palácio Rio Branco, onde era a sede administrativa de Salvador e a primeira sede do governo brasileiro. Quem passava pelo endereço tinha costume de tirar o chapéu, em sinal de reverência aos governantes, o que deu nome ao local.

O jantar também prestará uma homenagem ao recém falecido diretor da revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho.

Os ingressos para o evento são limitados e estão disponíveis para venda, com todo o valor arrecadado sendo destinado ao ICB, uma instituição filantrópica que atende pessoas com deficiência visual de todas as idades gratuitamente através do SUS.

Os protagonistas do jantar O chef Claude Troisgros, popular em todo Brasil também é um dos anfitriões da noite. A partir do dia 02 de setembro, ele terá em funcionamento duas casas dentro do Tira Chapéu — o Mon Bistrô e Cucina Mia. Nascido na França, Claude é figura importante na gastronomia brasileira desde os anos 80, quando promoveu a fusão de técnicas clássicas com sabores brasileiros.

Atualmente, comanda o Chez Claude e apresenta o “Que Marravilha!” do Canal GNT. Dário Costa, nascido em Santos foi eleito em 2022 Chef Revelação no Prêmio Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa.

Ele está à frente de cinco restaurantes, incluindo o Madê e Paru em Santos, e o Benedita em Fernando de Noronha. Dante Bassi, de Salvador, e Katrin “Kafe” Bassi, de Ravensburg, Alemanha, são os chefs por trás do Manga, em Salvador. Eles se conheceram no D.O.M. de Alex Atala, em São Paulo. Dante cuida dos pratos e charcutaria, e Katrin da panificação e sobremesas.

O Manga foi eleito o Melhor Restaurante do Nordeste, em 2022, pelo Prêmio Melhores da Gastronomia, de Prazeres da Mesa. Fabrício Lemos e Lisiane Arouca comandam o restaurante Origem, eleito o Restaurante do Ano da Região Nordeste, pelo Prêmio Melhores da Gastronomia, da Prazeres da Mesa, em 2024.

O casal também foi premiado em outras edições do prêmio da revista. O soteropolitano Jonatan Albuquerque é bartender do Purgatório Bar, uma casa de coquetéis. Além disso, ele é o fundador da Mixolutions, uma agência de criação de drinques, fundada em 2016.

Mesa Ao Vivo Bahia

O Jantar Magno Beneficente faz parte do circuito Mesa ao Vivo Bahia, que ocorre nos dias 6 e 7 de setembro em Salvador. Esta 9a edição do maior circuito gastronômico do país, idealizado e realizado pelo Mundo Mesa - Núcleo de Inteligência em Gastronomia, que produz a revista e plataforma Prazeres da Mesa, reunirá os principais chefs e especialistas em aulas-show, palestras, degustações, experiências e jantares exclusivos.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento será sediado no Mercado do Rio Vermelho, o “Ceasinha”. Com o tema “Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana”, prestigiados chefs e profissionais da gastronomia nacional se unirão a alunos, consumidores, entusiastas e profissionais da gastronomia e turismo para um intercâmbio de conhecimentos.

O objetivo principal é promover toda a cadeia alimentar, criando uma conexão consistente da terra ao prato, do produtor ao mercado, e dele ao consumidor final, fomentando o comércio, o desenvolvimento e o turismo.

Ao todo, serão realizadas 24 atividades, incluindo aulas-show de chefs renomados como Claude Troisgros, Babi Frazão, Dário Costa e João Diamante, além de nomes de peso da gastronomia baiana como Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Dante Bassi, Jadson Nunes, entre outros. A programação inclui eventos gratuitos e abertos ao público. Para participar das aulas, basta fazer a inscrição no site oficial do evento.