Conheça o lado “C” dos automóveis; colunista explica

Livro mostra os carros na vida real e exalta a cultura sobre quatro rodas
 (Divulgação/Divulgação)
(Divulgação/Divulgação)
C
Car & Fun

Publicado em 14/10/2020 às 11:39.

Última atualização em 14/10/2020 às 12:46.

Coloquem de lado os editoriais de estilo de vida, com carros posando imponentes ao lado de modelos deslumbrantes e cenários paradisíacos. Em Smoke & Mirrors - Cars, Photography and Dreams of the Open Road, coffee table book (livro de mesa) que está chegando ao mercado internacional, uma seleção de 24 artistas renomados (incluindo Andreas Gursky, Nick Turpin, Benedict Redgrove e Sophie Green) rodam na direção oposta, mostrando o lado C (“c" de cultural) dos automóveis em imagens iconoclastas, abstratas e até  misteriosas da estrada.

Livro reúne seleção de 24 artistas renomados (Divulgação/Divulgação)

Traçando um paralelo com a câmara, os autores entendem (com razão) que o carro mudou a maneira como exploramos o mundo. Com os automóveis, vieram as viagens pelas estradas e, com as viagens, foram produzidos dos documentários fotográficos mais importantes de nosso tempo. “Um carro é um veículo não apenas para transporte, mas para nossas esperanças, desejos e sonhos”. Quem há de discordar?

Obra chega às prateleiras internacionais (Divulgação/Divulgação)

Os carros aparecem nas páginas das maneiras mais inusitadas e divertidas, em ambientes cotidianos, habitados por pessoas comuns, como que ressaltando que, por trás de tanto metal e maquinário, também bate um coração. Como a mídia no exterior pontuou: “Um livro inovador de fotografia de automóveis, revelando o papel único do carro em nossa cultura”.

Para reservar o livro, entre no site da editora Hoxton Mini Press.

Chico Barbosa é jornalista, escritor e editor da CBNEWS Books. Instagram: @chico.barbosa