Exame.com
Continua após a publicidade

Transformação digital: em breve o varejo vai estar na nuvem

O processo de transformação digital favorece empresas no alcance, disponibilidade, simplicidade em construir ambientes que suportem altos volumes de acesso

Varejo: Hoje a transformação digital está além de levar seu ambiente para Cloud (TransUnioin/Divulgação)
Varejo: Hoje a transformação digital está além de levar seu ambiente para Cloud (TransUnioin/Divulgação)
B
Bora Varejo

Publicado em 20 de setembro de 2021 às, 16h54.

Por Alfredo Soares

Não adianta você só colocar as tecnologias na ponta da frente do seu negócio. Sem uma estrutura de tecnologia parruda, principalmente para quem tem e-commerce, é fundamental. Sem investir nessa área, você provavelmente vai ver seu negócio morrer na praia.

É por isso que conversei com Marcelo Nery, CEO da Select Soluções, uma uma empresa brasileira, presente na América Latina, especialista em Cloud Computing e parceiro da Amazon Web Services, o principal provedor de nuvem do mundo. A empresa tem como objetivo ajudar seus clientes se transformarem digitalmente, atingindo estágios de maturidade do negócio e tecnologia jamais alcançados no modelo tradicional. Ninguém melhor para explicar essa questão para a gente, vamos lá!

Qual a importância da transformação digital?

Atualmente, a cada 6 de 10 pessoas no mundo estão conectadas à internet, através de um notebook, tablet ou smartphone!

O processo de transformação digital favorece empresas e marcas no alcance, disponibilidade, simplicidade em construir ambientes que suportem altos volumes de acesso, de acordo com estratégias de marketing, business e consumo dos clientes. Mas o ponto principal está nas empresas poderem controlar o investimento dos recursos e reduzir todo desperdício financeiro em tempo real, obtendo eficiência tecnológica, alta experiencia ao usuário e máxima segurança. Outro ponto importante está na possibilidade de integração com soluções prontas, que diminuem a complexidade e altos investimentos upfront.

O que vai acontecer com empresas que não se transformarem digitalmente?

Já está acontecendo! Com o cenário de pandemia no mundo, as empresas sentiram muito o fato de ainda estarem no contexto tradicional de tecnologia, o famoso: cliente X servidor. Muitas empresas em todo o mundo, ainda possuem estruturas de servidores internas em suas empresas.

Essas empresas sentiram a dificuldade de conseguir conectar pessoas, e disponibilizar seu ambiente de tecnologia de forma segura, com disponibilidade integral, sem depender de itens como energia, link de internet, hardware.

Essa é uma das dores que as empresas estão sofrendo e sendo esmagadas para a digitalização.

Outro ponto importante está na agilidade de tomada de decisão, pois empresas que não estão preparadas para o cenário de Cloud Computing, e não estão utilizando provedores líderes de mercado, demoraram muito para agregar informações e construir visões de negócios com as bases que já possuem.

Hoje a transformação digital está além de levar seu ambiente para Cloud, as empresas querem entender os padrões dos usuários com base nos dados gerados pelos próprios usuários, e isso só é possível se transformando digitalmente.

O que é o "barato que sai caro" neste mundo?

Soluções que possam inicialmente parecer “mais econômicas”, acabam trazendo custos inesperados. Na hora de escolher a melhor solução para seu negócio é necessário avaliar: Custo de administração, disponibilidade, suporte, segurança da plataforma, quais players de mercado utilizam a solução ou parceiro especializado que você está considerando contratar para colocar todo seu ambiente de tecnologia.

Quais são as maiores vantagens da nuvem para quem tem um e-commerce?

Com certeza é a possibilidade de construir e disponibilizar uma plataforma capaz de suportar um volume de acessos inesperados, sem impacto na experiencia do usuário.

A cloud computing possibilita automações de escalabilidade, orientada ao volume de acessos, sem a necessidade de provisionar recursos desnecessários, reduzindo desperdício financeiro.

Outra vantagem está na possibilidade de criar estratégias de segurança para prevenir contra ataques ou indisponibilidade de serviços, de forma transparente.

Para isso é necessário ter parceiros especializados e provedores de serviços capazes de oferecer o melhor serviço de tecnologia para agregar em sua solução.