Continua após a publicidade

Projeto EXAME/IDEIA é vencedor do prêmio Napolitan Victory Awards nos EUA

O projeto EXAME/IDEIA, que incluiu dezenas de pesquisas, se sagrou vencedor em um dos principais prêmios internacionais de comunicação política

EXAME/IDEIA: projeto brasileiro foi premiado no Napolitan Victory Awards, nos EUA (Arte/Exame)
EXAME/IDEIA: projeto brasileiro foi premiado no Napolitan Victory Awards, nos EUA (Arte/Exame)
B
Blog da Exame

Publicado em 8 de novembro de 2022 às, 14h16.

Última atualização em 8 de novembro de 2022 às, 20h00.

O projeto EXAME/IDEIA, parceria entre a EXAME e o instituto Ideia, especializado em opinião pública, foi premiado nesta semana no Napolitan Victory Awards, em Washington D.C., nos Estados Unidos. O projeto foi escolhido como "Empresa de Pesquisa do Ano", o único brasileiro contemplado na premiação.

O prêmio é considerado o "Oscar da Política" e reconheceu a atuação de EXAME/IDEIA com pesquisas feitas desde 2020 sobre temas da política brasileira e eleições americanas. "Somos a Empresa de Pesquisa do Ano e concorremos com gente do mundo todo", disse Cila Schulman, sócia do Ideia.

A premiação avaliou diversos concorrentes em cases de comunicação política, como campanhas eleitorais, governos, jornalismo, empresas de publicidade e pesquisas de opinião pública de todas as partes das Américas e da Península Ibérica.

Para o pesquisador Maurício Moura, fundador do Ideia, um dos destaques do projeto foi a consistência, com pesquisas que foram muito além da véspera das eleições e abrangeram temas diversos e cruciais para o Brasil e o mundo.

"Foram alguns aspectos fundamentais. O primeiro é a longevidade: é um projeto de dois anos, em que pudemos acompanhar a opinião pública e ter dados históricos, o que deu uma dimensão muito importante. O segundo é a extensão de tópicos abordados em todas as áreas, saúde, educação, segurança, negócios, empreendedorismo, gênero. Foi um trabalho bastante extensivo", aponta Moura.

Troféu do Napolitan Victory Awards: um dos principais prêmios de comunicação política do mundo (IDEIA/Divulgação)

Ele destaca também a variedade de formatos que o projeto EXAME/IDEIA trouxe a leitores e espectadores em todas as plataformas. "Além das pesquisas, o projeto conseguiu agregar ao longo do tempo muitas análises: fizemos pesquisa, artigos, podcast, debates", diz.

EXAME/IDEIA realizou dezenas pesquisas periódicas sobre a avaliação do governo federal no Brasil, intenções de voto nas eleições 2022 e outros temas relevantes para a sociedade brasileira, como economia, políticas públicas, estatais, meio-ambiente, visão dos jovens, entre outros.

Em 2020, durante as históricas eleições americanas entre Donald Trump e Joe Biden, EXAME/IDEIA também publicou pesquisas inéditas com o eleitorado em estados-chave, incluindo relatórios detalhados à disposição dos leitores e uma temporada de podcasts com 12 episódios sobre o pleito estadunidense. "Esse conjunto, diversidade, longevidade e profundidade do projeto foram fundamentais para ganharmos esse prêmio", afirma Moura.