Exame Logo

Pular café da manhã pode até levar a derrames e infartos

Pesquisa realizada na Espanha mostra que não se alimentar bem no café da manhã causa acúmulo de gorduras em artérias

Café de manhã: ingerir ao menos de 20% das calorias do dia na primeira refeição evita acúmulo de gordura em artérias (juefraphoto/Thinkstock)

Victor Caputo

Publicado em 14 de outubro de 2017 às 08h00.

Última atualização em 14 de outubro de 2017 às 08h00.

São Paulo – Quer manter a saúde em dia? Então não deixe de tomar café da manhã. Uma pesquisa realizada na Espanha encontrou que não tomar café da manhã aumenta o risco de acúmulo de gordura nas artérias, a aterosclerose. As informações foram veiculadas pelo El País .

O estudo foi realizado por cientistas do Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares Carlos III (CNIC) em parceria com o Banco Santander .

Veja também

Participantes, todos funcionários do banco entre 40 e 54 anos de idade, responderam a um questionário sobre seus hábitos de alimentação . Depois, foram analisados por ultrassom em busca de acúmulo de gordura na parte interna das artérias.

Os pesquisadores encontraram uma possível relação entre comer ou não no café da manhã e aterosclerose, que pode levar a derrame cerebral ou infarto cardíaco.

Um café da manhã “de verdade” deve termais de 20% das calorias diárias. Entre os entrevistados que tomam um café da manhã dentro dessas características, 57% mostraram algum tipo de aterosclerose.

Entre os entrevistados que não comiam nada ou que consumiam menos de 5% das calorias diárias, a incidência sobe para 75%.

“Se uma pessoa não toma o café da manhã, o relógio entra em um caos”, diz Valentín Fuster, principal autor do levantamento ao El País.

É importante lembrar que a descoberta do relógio biológico rendeu o Nobel da Medicina deste ano a três cientistas.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoGorduraSantanderSaúde

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame