Carreira

NASA recebeu 6.372 solicitações para turma de astronautas de 2013

Uma vez recebidas as solicitações, começa um longo processo de crivo antes de convocar os pré-candidatos para as primeiras provas.

O satélite será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima (AFP/GETTY IMAGES / roberto gonzalez)

O satélite será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima (AFP/GETTY IMAGES / roberto gonzalez)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2012 às 10h49.

Washington - A NASA (agência espacial americana) anunciou nesta sexta-feira que recebeu 6.372 solicitações de candidatos, o dobro do habitual, para fazer parte da turma de astronautas que iniciará os treinamentos em 2013.

Trata-se do segundo maior número de solicitações recebidas, desde que em 1978 mais de oito mil candidatos enviassem seu currículo, com o sonho de fazer parte do corpo de astronautas da NASA.

Em novembro de 2011, a agência espacial americana anunciou que abria o processo de seleção para recrutar os astronautas que continuarão com as missões à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), mas que também se prepararão para futuras explorações além da órbita terrestre.

'Uma combinação adequada de habilidades, educação e experiência proporcionará uma maior capacidade para trabalhar com sucesso em uma ampla gama de situações operativas', afirmou em comunicado Janet Kavandi, diretora do departamento de operações da tripulação de voo.

A NASA recebeu solicitações durante dois meses, prazo que venceu no dia 27 de janeiro.

O diretor do escritório de seleção da NASA, Duane Ross, admitiu a surpresa já que em convocações anteriores 'recebemos entre 2.500 e 3.500 solicitações', comentou.

'Estamos um pouco surpresos, mas muito contentes pela arrasadora resposta que demonstra que o publico mantém seu interesse na exploração espacial', embora para seu departamento 'isto significa que vamos estar ocupados por uma temporada', brincou.

Uma vez recebidas as solicitações, começa um longo processo de crivo antes de convocar os pré-candidatos para as primeiras provas.

Durante os próximos dois meses aproximadamente, o pessoal do escritório de seleção de astronautas revisarão os currículos e os compararão segundo uma barema de qualificações.

Aqueles candidatos que as cumpram serão analisados por um comitê de seleção que identificará os 'altamente qualificados' e determinarão quem continua para os testes médicos e as primeiras entrevistas.

O processo de entrevistas é realizado em duas etapas, primeiro as do comitê de seleção de astronautas entre agosto e outubro, e posteriormente, segundo o calendário estabelecido, entre novembro e janeiro de 2013, acontece outro set de entrevistas nas quais são avaliados também os testes médicos.

A expectativa é que o comitê tome sua decisão final na primavera de 2013 e a nova turma comece então os dois anos de treino antes que possam ser enviados em uma missão.

Acompanhe tudo sobre:AstronautasEspaçoEstados Unidos (EUA)NasaPaíses ricos

Mais de Carreira

Correios: concurso destina 30% das vagas para negros e indígenas

Sua equipe está sendo pouco ambiciosa? Veja como resolver o problema

Como criar uma política de igualdade salarial (de verdade) na sua empresa

Boa liderança não é só carisma: veja a habilidade técnica mais importante para ser um bom líder