Casual

Apresentado por TOYOTA

Um dos SUV's mais vendidos e premiados do mundo, RAV4 ganha nova versão Plug-in Hybrid

Com excelente autonomia, além do sistema que regenera a carga durante o uso do veículo, também é possível recarregar a bateria em fontes externas enquanto o carro estiver estacionado

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 14 de agosto de 2024 às 10h00.

Última atualização em 14 de agosto de 2024 às 16h10.

yt thumbnail

A Toyota é líder global em veículos eletrificados, e deu mais um importante passo tecnológico para impulsionar a descarbonização e os seus elevados índices de eficiência energética e desempenho no Brasil, onde é pioneira no desenvolvimento de carros híbridos.

Desde abril, a marca comercializa o RAV 4 Plug-In Hybrid XSE, o seu primeiro modelo capaz de ser recarregado em fontes externas de eletricidade.

A versão híbrida plug-in do Toyota RAV 4 combina assim o motor a combustão e três propulsores elétricos proporcionando a melhor eficiência energética com baixo consumo de combustível e excelente autonomia.

Consumo de combustível: 35 km/l na cidade

Embora seja um veículo imponente, o Toyota RAV 4 Plug-In Hybrid XSE surpreende pela eficiência de seu conjunto motriz. A média estimada de consumo de gasolina é de surpreendentes 35 km/l na cidade e de 30 km/l na estrada (sim, ele “gasta” menos na cidade por utilizar mais o motor elétrico). São números impressionantes para um SUV desse porte.

Consumo de gasolina do Toyota RAV 4 Plug-In Hybrid XSE: SUV roda até 35 km/l na cidade e de 30 km/l na estrada (Toyota/Divulgação)

Nada de ficar parado

O Toyota RAV 4 Plug-In Hybrid XSE pode chegar a uma autonomia de até 965 km. O destaque é o modo EV (totalmente elétrico), que tem uma autonomia de 55 km com a bateria totalmente carregada de acordo com a metodologia de cálculo do Inmetro.

Embora o consumo de combustível possa variar de acordo com os hábitos de condução e condições de uso do veículo, é possível atingir em torno de 50% de economia de consumo de combustível em comparação com um automóvel convencional, sem qualquer tipo de tecnologia híbrida.

Mesmo com médias impressionantes de consumo, o novo RAV 4 Plug-In Hybrid XSE não abre mão do desempenho. O motor de 2,5 litros de quatro cilindros a gasolina, que gera 185 cv de potência e 227 Nm de torque, é combinado a um câmbio automático CVT e a três motores elétricos, um dianteiro (de 182 cv e 270 Nm) e um traseiro (54 cv e 121 Nm). Esse conjunto fornece 306 cv de potência combinada, suficiente para o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.

Aproveitando o melhor do sistema híbrido plug-in

O sistema híbrido do Toyota RAV 4 Plug-In Hybrid XSE pode utilizar somente os motores elétricos para tracionar o veículo a velocidades de até 135 km/h. Acima disso, o motor a combustão entra em ação para entregar mais potência em situações de maior demanda (em uma ultrapassagem, por exemplo) ou atuar como um gerador para recarregar a bateria.

O SUV possui quatro modos de condução: ECO, prioriza a economia de combustível e energia da bateria; Normal, indicada para o uso diário; Sport, prioriza o desempenho e, consequentemente, eleva o gasto de gasolina e eletricidade; e o EV, que aciona apenas os motores elétricos ideal para deslocamentos curtos e condução urbana, onde a velocidade é relativamente baixa e a eficiência do motor elétrico pode ser aproveitada, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões.

Recarga simples

Como ocorre com qualquer outro veículo híbrido plug-in o Toyota RAV 4 Plug-In Hybrid XSE atinge sua melhor autonomia quando a bateria está totalmente carregada. Após certo nível do consumo da bateria, o funcionamento do veículo é de um híbrido Toyota. O sistema gerencia todas essas condições de forma automática, não necessitando nenhuma intervenção do motorista durante a condução.

Para facilitar a vida do cliente, o Toyota RAV 4 Plug-In Hybrid XSE vem equipado com um carregador portátil convencional de 2,3 KW e um wallbox de 7,4 KW, que possibilita recarregar a bateria em até 3 horas.

O processo de recarga é simples: basta conectar o plugue do cabo do carregador ou do wallbox no conector localizado na lateral traseira do lado direito do carro e observar a luz indicadora no carregador, que mostra se o carregamento está em andamento ou já foi concluído. Também é possível verificar o andamento do carregamento no painel de instrumento do RAV.

O Toyota RAV vem com um head-up display que projeta as informações do carro no para-brisa.

Toyota Safety Sense

Além da tecnologia híbrida plug-in, o novo Toyota RAV 4 Plug-In Hybrid conta ainda com avançadas tecnologias de auxílio à condução.

O Toyota Safety Sense (TSS), é um pacote de segurança ativa com a finalidade de prevenir/mitigar colisões frontais, com diversos itens como:

  • Assistente de Pré-Colisão – PCS (Pre Colision System)
  • Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo – ACC (Adaptative Cruise Control)
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixas com Assistente de Permanência – LDA (Lane Departure Alert) e LTA (Lane Tracing Assist)
  • Farol Alto Automático – AHB (Automatic High Beam)
  • 7 airbags
  • Alerta de ponto cego

O SUV da Toyota também entrega conforto, conveniência e tecnologia com itens como aquecimento dos bancos dianteiros, computador de bordo com tela TFT colorida de 12,3 polegadas; Head-up Display, central multimídia Display Áudio de 10,5 polegadas com conexão via Android Auto e Apple CarPlay.

Manutenção e garantia

O sistema híbrido plug-in pode parecer algo muito complexo em termos de manutenção, mas as revisões do Toyota RAV 4 Plug-In Hybrid são similares às de um modelo convencional a combustão, adicionando apenas a inspeção do fluido de arrefecimento da unidade conversor/inversor e troca do filtro de ar do sistema de arrefecimento da bateria.

A Toyota já comercializou mais de 20 milhões de automóveis eletrificados em todo o mundo, o que a posiciona como líder global nesse segmento

Para assegurar a qualidade de seus produtos e garantir a tranquilidade dos clientes, a Toyota oferece cinco anos de garantia para todos os seus veículos e um acréscimo de três anos ou 200 mil km (o que ocorrer primeiro) para o sistema híbrido/elétrico.

Os brasileiros também contam com o apoio e os serviços de um pós-venda de excelência na qualidade e prestação de serviço, reconhecidos pelos clientes. O objetivo é proporcionar experiência completa e de excelência na compra, manutenção e recompra de um modelo Toyota.

Pioneira na eletrificação

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 20 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para uma redução de mais de 160 milhões de toneladas de CO2.

No Brasil, a fabricante celebra em 2024 11 anos da introdução do primeiro veículo híbrido do mercado nacional. O Prius, lançado em 2013, colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no país. Seguindo uma trajetória de pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias, a Toyota também foi a primeira a lançar, em 2019, o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã, e que também equipa o SUV Corolla Cross desde 2021.

Atualmente, a Toyota e a Lexus correspondem por 40% dos modelos eletrificados em circulação nas ruas do Brasil.

Até 2026, a fabricante investirá R$ 5 bilhões na produção de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção prevista para 2025, e desenvolverá outro modelo com a mesma tecnologia especialmente para o Brasil. Paralelamente, a montadora realiza no país testes pioneiros com a tecnologia híbrida plug-in utilizando etanol, que estão associados a uma possível futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel). Tais iniciativas reforçam o compromisso da Toyota com a inovação e a sustentabilidade no mercado brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Casual

A nova 'mania' da Geração Z que vem irritando autoridades nos aeroportos

Após degustar 500 rótulos, Latam define os 27 vinhos que estão na nova carta da executiva

Após fiasco, segunda edição do Fyre Festival tem ingressos que custam até US$ 1,1 milhão

Montblanc revela novos produtos da campanha ‘100 Anos da Meisterstück’