TAG Heuer lança novo cronógrafo em parceria com a Porsche

O TAG Heuer Carrera Porsche Limited Edition é o segundo capítulo da colaboração entre as duas marcas de herança automotiva; a manufatura também apresentou um relógio feito em diamantes no laboratório
 (Divulgação/TAG Heuer)
(Divulgação/TAG Heuer)
Por Ivan Padilla, de GenebraPublicado em 30/03/2022 10:00 | Última atualização em 30/03/2022 02:30Tempo de Leitura: 6 min de leitura

As duas marcas têm uma história consistente no universo automotivo e um nome em comum: Carrera. Mas foi só no ano passado que a um modelo de relógio foi lançado em parceria entre as duas empresas icônicas. O segundo cronógrafo assinado pela TAG Heuer e pela Porsche acaba de ser lançado em Genebra, no salão de relojoaria Watches & Wonders, que começou hoje e vai até quarta-feira 30.

A apresentação aconteceu agora no Palexpo, o centro de convenções onde está sendo realizada a feira, durante uma palestra de Frédéric Arnault, do CEO da TAG Heuer, com cobertura da Casual EXAME.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

“Nossas equipes, em parceria com a Porsche, combinaram sua experiência e criatividade para criar um relógio com um design poderoso e um visual arrojado e esportivo”, disse Arnault.

Vamos ao relógio. O TAG Heuer Carrera x Porsche Limited Edition vem com o calibre Heuer 02, fabricado inteiramente na manufatura em Chevenez, na Suíça, com reserva de marcha de 80 horas e resistência a 100 metros de profundidade. Em termos de design, a esportividade do TAG Heuer Carrera Sport Chronograph é reforçada pelo apelo estético da Porsche.

A cor amarela incorporada em vários elementos desta criação é inspirada no tom PANTONE da Porsche, reservado pela fabricante para os modelos mais esportivos. A cor está no logotipo da Porsche na luneta, na laca da coroa, nos detalhes gráficos presentes em pequenos toques no mostrador e no ponteiro dos segundos. E até na luminescência da Super-LumiNova®, que ilumina o amarelo no escuro.

Outra cor chave nesta edição limitada de 1.500 peças é o preto, que reforça o brilho do amarelo com um efeito de contraste, em várias texturas. A caixa de 44 milímetros recebeu o tratamento preto da mais alta qualidade possível, o carbono tipo diamante (DLC). O mostrador preto tem textura inspirada na carroceria metálica dos carros com efeito levemente cintilante.

Por fim, os dois submostradores pretos com efeito asfalto foram usados ​​no mostrador do relógio anterior TAG Heuer Carrera x Porsche Chronograph, lançado no ano passado para o lançamento oficial da parceria entre a TAG Heuer e a Porsche. A pulseira de couro de inspiração têxtil com costura dupla inspirada no estofamento dos bancos dos carros Porsche, desenvolvida para a versão anterior, está de volta, com novos detalhes.

O nome Carrera é caro às duas marcas. A Carrera Panamericana é uma corrida lendária, considerada uma das mais perigosas do mundo, e inspirou tanto a Porsche quanto a TAG Heuer. A montadora nomeou um modelo em sua homenagem, o mais do que icônico 911 Carrera. Jack Heuer, por sua vez, decidiu nomear seu novo cronógrafo de 1963 em homenagem a lendária pista.

O TAG Heuer Carrera x Porsche Limited Edition vem gravado com a menção “One of 1 500” e vem em uma caixa personalizada nas cores da edição. Os relógios estarão disponíveis nas butiques da marca já a partir de abril. O preço ainda não foi divulgado.

O segundo lançamento da marca no Watches & Wonders é o TAG Heuer Carrera Plasma, com diamantes produzidos em laboratório. Esse é considerado um marco pela marca, com mais de 160 anos. Trata-se de uma nova forma de dominar a arte do design e a interação entre a luz e o material.

Um TAG Heuer feito de diamantes

O segundo lançamento da marca no Watches & Wonders é o TAG Heuer Carrera Plasma, com diamantes produzidos em laboratório. Esse é considerado um marco pela marca, com mais de 160 anos. Trata-se de uma nova forma de dominar a arte do design e a interação entre a luz e o material.

Com a entrada no setor dos diamantes produzidos em laboratório, a TAG Heuer quer ultrapassar os limites da relojoaria de luxo tradicional. “Inovar e redefinir limites faz parte de nosso DNA. Com a apresentação do TAG Heuer Carrera Plasma, queremos expandir o possível portfólio de cores e designs para relógios adornados com diamantes”, disse o CEO Frédéric Arnault na apresentação.

TAG Heuer Carrera Plasma

TAG Heuer Carrera Plasma: feito em diamantes (TAG Heuer/Divulgação)

O modelo escolhido para essa mudança de paradigma foi o icônico Carrera. O modelo, movido pelo H02 Tourbillon Nanograph, apresenta a caixa adornada com os diamantes produzidos por uma rede de parceiros especializados nessa tecnologia, como a Lusix, a Capsoul e a Diamaze. O mostrador é em diamante policristalino.

A caixa de 44 milímetros foi projetada predominantemente em alumínio anodizado tratado por jato de areia. O bezel é em cerâmica polida preta. A coroa, às 3 horas, feita inteiramente em diamantes, é uma parceria com a Capsoul, uma startup pioneira na área do design do material. Os dois acionadores em ambos os lados da coroa foram ornamentados com um revestimento em DLC preto, que proporciona ao relógio um sofisticado visual fosco, contrastando com o brilho do diamante.

Às 3 e às 9 horas, o contador de cronógrafo de minutos e o contador de cronógrafo de horas apresentam uma placa de diamante policristalino preto e estão equipados com um ponteiro banhado a ródio polido, que serve de complemento à interação com a luz.

Os 11 índices em ouro branco são adornados com um diamante cada e dispõem de um índice duplo às 12 horas. Os ponteiros de horas e minutos banhados a ródio polidos, com laca em preto fosco, dispõem de Super-LumiNova branca e apresentam um ponteiro central banhado a ródio.

O movimento turbilhão Heuer 02 inclui a espiral de balanço em carbono, com níveis excecionais de antimagnetismo, resistência a choques e estabilidade em temperaturas variadas. A reserva de marcha é de 65 horas. O TAG Heuer Carrera Plasma vem com pulseira de couro preto, com costura preta e um fecho em titânio. O relógio ainda será apresentado mundialmente em uma edição limitada e com uma garantia de cinco anos. O preço, claro, não foi divulgado. Mas podemos esperar algumas centenas de milhares de euros.

Acompanhe a cobertura do Watches & Wonders deste ano aqui na Casual Exame.