Relógios para voar: o ano do Pilot Top Gun para a IWC

O modelo clássico da manufatura suíça é apresentado no Watches & Wonders em versões com material ultra resistente e nas cores verde e branca
 (IWC Schaffhausen/Divulgação)
(IWC Schaffhausen/Divulgação)
I
Ivan Padilla, de GenebraPublicado em 31/03/2022 às 06:30.

Pergunte a um aficionado qual é o modelo mais lembrado da IWC. Sim, existem as linhas Portugieser, Aquatime, Portofino... mas nenhuma representa melhor a manufatura de Schaffhausen do que o Pilot. Os fãs não poderão reclamar dos lançamentos da marca na Watches & Wonders, feira de relojoaria de luxo que acontece em Genebra até o dia 5 de abril.

Quatro novos modelos Pilot foram apresentados no estande da IWC no Palexpo, centro de convenções em Genebra onde acontece a feira. Os relógios para uso em aviação vêm agora em matérias mais resistentes e também nas cores verde e branca. Vamos a eles. Acompanhe a cobertura da Watches @ Wonders na EXAME Casual.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Big Pilot’s Watch 43 TOP GUN

Big Pilot’s Watch 43 TOP GUN

Big Pilot’s Watch 43 TOP GUN: primeiro modelo nesse tamanho (IWC Schaffhausen/Divulgação)

O modelo tem caixa de cerâmica de óxido de zircônio preto, fundo de titânio, assim como mostrador e ponteiros pretos. A cerâmica de engenharia usada para o case oferece proteção máxima contra arranhões. A IWC e a Pantone especificaram a cor da cerâmica preta como IWC Jet Black. Trata-se do primeiro TOP GUN Big Pilot em um tamanho de caixa de 43 milímetros.

O relógio é alimentado pelo movimento calibre 82100 fabricado pela IWC. O sistema de enrolamento Pellaton foi equipado com componentes feitos de cerâmica praticamente livre de desgaste e acumula uma reserva marcha de 60 horas.

O sistema EasX-CHANGE® integrado permite trocar a pulseira têxtil verde sem esforço. Uma caixa interna de ferro macio protege o movimento dos efeitos dos campos magnéticos, enquanto o vidro frontal é seguro para permanecer em seu lugar, mesmo que haja uma queda repentina da pressão do ar. Preço para o Brasil: 65.600 reais.

 Pilot’s Watch Chronograph 41 TOP GUN Ceratanium

O Pilot’s Watch Chronograph 41 TOP GUN Ceratanium é o primeiro cronógrafo de 41 milímetros desta coleção totalmente em Ceratanium®. O novo material inovador é leve e robusto como o titânio e, ao mesmo tempo, duro e resistente a arranhões como a cerâmica.

O Ceratanium® estreou na coleção IWC Pilot's Watches com o Pilot's Watch Double Chronograph TOP GUN Ceratanium em 2019. O modelo de agora vem caixa, botões e coroa no material. Além de oferecer peso reduzido e alta resistência a arranhões, sua característica mais marcante é a cor preta fosca, que a IWC e a Pantone especificaram como IWC Ceratanium®.

A tonalidade escura e levemente metálica resulta de um processo de fabricação único: desenvolve-se na superfície do material quando os componentes da caixa são queimados em altas temperaturas em um forno. A impressão branca suave e a luminescência no mostrador preto e nos ponteiros pretos destacam o design preto.

O movimento de cronógrafo calibre 69385 fabricado pela IWC é visível através do fundo da caixa de vidro de safira escurecido. O relógio é montado em uma pulseira têxtil preta. Assim como Big Pilot 43 TOP GUN, esse relógio é elegível para registro no programa de cuidados My IWC, com extensão de 6 anos para a garantia limitada internacional padrão de 2 anos. Preço no Brasil: 80.300 reais.

O Pilot’s Watch Chronograph TOP GUN Edition “Lake Tahoe”

Pilots Watch Chronograph TOP GUN Edition Lake Tahoe

Pilot's Watch Chronograph TOP GUN Edition Lake Tahoe: inspiração em escola de aviação americana (IWC Schaffhausen/Divulgação)

Apresenta uma caixa de cerâmica branca e um mostrador preto. Assim como o modelo que veremos a seguir, é alimentado pelo movimento calibre 69380 fabricado pela IWC, com 46 horas de reserva de marcha.

Localizado entre a Califórnia e Nevada, Lake Tahoe é uma área montanhosa frequentemente sobrevoada pelos pilotos da US Navy TOPGUN School. A paisagem de inverno em torno do lago de água doce, assim como os uniformes brancos dos pilotos, influenciou o design deste cronógrafo.

A caixa de cerâmica branca tem 44,5 milímetros, um mostrador preto como breu e ponteiros pretos revestidos com material luminescente. A IWC e a Pantone especificaram a cor da cerâmica como IWC Lake Tahoe. Os botões e a coroa são feitos de aço inoxidável, o fundo da caixa de titânio. A pulseira de borracha branca combinando com uma gravação distinta acentua o design atraente.

A produção anual dos novos modelos será limitada a 1000 peças cada. Preço no Brasil: 68.200 reais.

Pilot’s Watch Chronograph TOP GUN Edition “Woodland”

Combina uma caixa e mostrador em cerâmica verde escuro com botões, coroa e fundo da caixa em Ceratanium® preto fosco. “Esses novos modelos ressaltam a extensa experiência da IWC em cronógrafos internos e materiais avançados”, disse Christoph Grainger-Herr, CEO da IWC Schaffhausen.

Os  numerais e marcadores de horas são impressos em um tom mais claro. Os botões e o fundo da caixa são feitos de Ceratanium® preto fosco. Desenvolvido pela IWC, o material combina a leveza e integridade estrutural do titânio com uma dureza e resistência a riscos semelhantes à cerâmica.

Uma pulseira de borracha verde combinando com incrustações de tecido completa o design. Alimentado pelo calibre 69380, com 46 horas de marcha.  Estojos internos de ferro macio protegem seus movimentos dos efeitos dos campos magnéticos. Os vidros frontais são especialmente protegidos para resistir a quedas repentinas na pressão do ar.

Assim como o Lake Tahoe, é resistentes a até 60 metros de profundidade e apresenta o icônico logotipo TOP GUN gravado no fundo da caixa. Também em edição limitada de 1.000 peças. Preço no Brasil: Preço no Brasil: 68.200 reais.