Japão perde da Polônia, mas vai às oitavas

O Japão perdeu para a Polônia por 1 a 0, mas mesmo assim conseguiu a 2ª das duas vagas do grupo H nas oitavas de final pelo critério dos cartões

Volgogrado - O Japão perdeu nesta quinta-feira para a Polônia por 1 a 0, em Volgogrado, mas mesmo assim conseguiu a segunda das duas vagas do grupo H nas oitavas de final da Copa do Mundo pelo critério de desempate disciplinar, por ter recebido menos cartões que o Senegal.

O único gol do jogo na Volgogrado Arena foi marcado por Bednarek, no segundo tempo, o que deixou os japoneses empatados com os senegaleses em pontos (4), saldo de gols (0) e gols marcados (4). Como as duas seleções empataram no confronto entre elas (2 a 2), o desempate foi na pontuação de advertências, e os asiáticos garantiram vaga por terem acumulado dois cartões amarelos a menos.

Os africanos teriam se classificado com um empate com a Colômbia na partida disputada simultaneamente, em Samara, mas perderam por 1 a 0.

Com a classificação, o Japão enfrentará na próxima fase o primeiro colocado do grupo G, que será definido (a partir das 15h de Brasília) no duelo entre Inglaterra e Bélgica. A Colômbia, primeira do grupo H, com seis pontos, vai encarar o líder da outra chave. A Polônia terminou na lanterna, com três pontos.

O triunfo polonês repetiu uma situação ocorrida nas duas últimas participações da seleção em Mundiais (2002 e 2006), quando a equipe chegou eliminada à última rodada da primeira fase e conseguiu se despedir com vitória. Já o Japão mantém a alternância de desempenhos desde a sua estreia em Copas: caiu na primeira fase em 1998, 2006 e 2014 e se classificou às oitavas em 2002, 2010 e em 2018.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.