Destilaria: o local também funciona como um aconchegante bar onde diversos tipos de gim podem ser apreciados. (Andre Stefano/Reprodução)
Matheus Doliveira
Publicado em 21 de outubro de 2020 às 13h05.
Última atualização em 23 de outubro de 2020 às 15h22.
Um casarão centenário localizado na rua Nestor Pestana, no bairro da Consolação, em São Paulo, abrirá na próxima quinta-feira, 22 de outubro, a primeira destilaria de gim da cidade. Além da possibilidade de poder espiar parte do processo de produção da bebida --- e de levar uma ou mais garrafas fechadas para consumir em casa --- os visitantes também poderão apreciar diversos drinks no local, que também funcionará como bar.
O empreendimento de 1,2 milhão de reais, chamado São Paulo Urban Distillery, foi projetado por 5 sócios de diferentes nacionalidades (brasileira, escocesa, inglesa, neozelandesa e francesa) que compartilham duas paixões: o gim, claro, e... os perfumes! Para contemplar ambos os gostos, as garrafas de gim produzidas no local lembram frascos de perfume, e podem até mesmo ser usadas como peça de decoração.
O coração da destilaria é um alambique de cobre que se destaca no ambiente e possibilita ao visitante uma experiência de imersão no universo de produção dos destilados.
O bar da casa é comandado pela bartender Hannah Jacomme, que criou coquetéis feitos com o gim Jardim Botânico, rótulo que é carro-chefe do novo empreendimento. A bebida é apresentada em uma garrafa semelhante a um vidro de perfume dos anos 20. O nome, não coincidentemente, refere-se à diversidade da botânica do Brasil.
O gim Jardim Botânico, classificado como premium, leva especiarias como o Pau Rosa, matéria prima brasileira conhecida internacionalmente por compor o perfume francês Chanel No5. Para lembrar a fauna brasileira, a tampa da garrafa traz estampada a figura do dorso de uma Arara Azul envolvida em hexágono ---representação do marco zero da cidade de São Paulo. A garrafa de 750 ml sai por 170 reais.
Outro atrativo da casa é a decoração intimista. Além de estar dentro de uma construção histórica, a decoração da "destilaria-bar" é inspirada no estilo Art Déco dos anos 1930. Tons de verde dominam o ambiente, composto por sofás e banquetas almofadados e balcões e mesas de madeira. “Queríamos proporcionar aos paulistas a experiência de um gim de qualidade e padrões do Reino Unido. Ao mesmo tempo a ideia é possibilitar a visitação pública de um alambique de produção de craft gin premium na cidade”, diz Nick Johnston, sócio da São Paulo Urban Distillery.
O local será inaugurado na quinta-feira 22 e funcionará às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, das 18 às 22hrs. Para garantir o distanciamento social em tempos de pandemia, as visitas devem ser agendadas via WhatsApp.