Melbourne, Austrália: cidade tem infraestrutura convidativa aos pedestres. (Boy_Anupong/Getty Images)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 19 de setembro de 2023 às 08h04.
Talvez uma das melhores maneiras de fazer turismo seja com uma caminhada. Em um ritmo ditado pelo viajante, é possível admirar as belezas locais, além de parar para comer um quitute típico ou mesmo comprar alguma lembrancinha. Mas nem todas as cidades são ideias para conhecer a pé.
A pedido de Casual EXAME, a Civitatis, empresa de visitas guiadas, excursões e tours gratuitos, elencou nove cidades caminháveis para os viajantes conhecerem em sua próxima aventura. Na avaliação, foram consideradas característica como qualidade de infraestrutura (calçadas), e locais com menos ladeiras, para não cansar tanto o turista. Confira:
Copenhagen é renomada por sua infraestrutura voltada para pedestres, com amplas ciclovias e calçadas, tornando-a uma cidade altamente caminhável e amiga dos ciclistas. Sua atmosfera descontraída e a beleza dos canais, que podem ser navegados em um passeio de barco, convidam os moradores e visitantes a explorar suas ruas a pé e de bicicleta, tornando o transporte sustentável parte integrante da vida cotidiana.
Amsterdã é famosa por seu sistema de canais e uma rede de ciclovias planejada, proporcionando uma experiência de caminhada segura e agradável. Os visitantes podem passear pelas charmosas ruas de paralelepípedos, admirar a arquitetura única e vivenciar a atmosfera acolhedora da cidade. Já os conhecidos moinhos holandeses podem ser visitados em uma excursão aos moinhos de vento de Zaanse Schans, que ficam a 20 minutos de distância
Com seu centro histórico repleto de ruas estreitas e praças encantadoras, Barcelona convida os visitantes a explorar a cidade a pé, enquanto desfrutam de sua arquitetura única. Ao subir nas torres da Sagrada Família, é possível observar de cima e na prática a estrutura planejada da cidade. A pérola da Catalunha oferece uma rica cultura gastronômica e oportunidades infinitas para descobrir suas joias culturais.
Manhattan é conhecida por sua acessibilidade a pé, com atrações icônicas a uma curta distância umas das outras, tornando-a ideal para caminhadas urbanas. Para não perder a chance de ver de perto a estátua da liberdade, vale a pena investir em um tour pelo Rio Hudson. Seja admirando o horizonte imponente ou explorando bairros históricos, a Big Apple é um paraíso para os amantes da caminhada.
Melbourne possui uma extensa rede de ruas pedestres, parques urbanos e avenidas arborizadas, criando um ambiente convidativo para caminhar e explorar a cidade. Seu cenário artístico e cultural florescente também é facilmente acessível a pé. Para os amantes de animais, uma excursão à Ilha Phillip pode ser uma excelente pedida para ver coalas, cangurus e pinguins em seus habitats.
As colinas de Lisboa proporcionam vistas panorâmicas deslumbrantes, e suas ruas estreitas e sinuosas convidam os visitantes a descobrir sua rica herança cultural a pé. Um free tour é uma ótima escolha para conhecer os pontos mais emblemáticos da cidade e sua história. Os bairros tradicionais e as praças pitorescas fazem de Lisboa um destino encantador para explorar a pé.
Com sua mistura de áreas urbanas e espaços de natureza, Vancouver oferece trilhas para caminhadas, calçadões à beira-mar e bairros vibrantes para explorar a pé. Para molhar a garganta depois de caminhar, o tour da cerveja passa por três cervejarias onde é possível provar diversas opções artesanais. A cidade é uma fusão entre o ambiente urbano e a natureza canadense.
A cidade murada de Dubrovnik é um local ideal para caminhadas, com suas ruas de paralelepípedos e vistas do Mar Adriático. Cada passo revela uma parte da rica história desta cidade medieval. Não é à toa que a cidade foi escolhida para ser cenário de Game of Thrones. Os fãs da série ficarão deslumbrados com o tour pelos cenários.
Buenos Aires é conhecida por suas amplas avenidas, parques e calçadas arborizadas, convidando moradores e visitantes a explorar a cidade a pé e descobrir sua rica cultura e gastronomia. Quem viaja para a cidade portenha não pode deixar de fazer um free tour por La Boca, um bairro tradicional e cheio de cores. Caminhar pelos bairros de Buenos Aires é a maneira perfeita de experimentar o espírito e a paixão desta cidade argentina.