Casual

Barcelona pode se candidatar para Jogos de Inverno em 2022

Sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 2022 em Barcelona pode ser o próximo projeto espanhol, após derrota de Madri para sede dos jogos de 2020


	Vista aérea de Barcelona: cidade surge como improvável para sede dos jogos de inverno de 2022
 (Bloomberg)

Vista aérea de Barcelona: cidade surge como improvável para sede dos jogos de inverno de 2022 (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2013 às 14h18.

Buenos Aires - A derrota da candidatura de Madri para os Jogos Olímpicos de Verão em 2020, deixa Barcelona como possível próximo projeto espanhol, o de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 2022.

O então prefeito da cidade catalã, Jordi Hereu anunciou a intenção em janeiro de 2010, com cooperação de estações de esqui dos Pirineus. Seu sucessor, Xavier Trias manteve o projeto, que ainda será avaliado pelo Comitê Olímpico Espanhol (COE).

O COI abriu em 6 de junho deste ano o prazo de apresentação de candidaturas, que será encerrado em 14 de novembro. Oficialmente, apenas Almaty, do Cazaquistão, confirmou sua intenção.

O presidente da Federação Espanhola de Esqui, Eduardo Roldán, afirmou, no entanto, que é preciso fazer inicialmente 'uma reflexão' sobre o que aconteceu em Buenos Aires, na votação em que Madri teve o pior desempenho em suas últimas três tentativas.

O próprio prefeito Xavier Trias admitiu em junho que o projeto de Barcelona para 2022 pode parecer uma 'barbaridade', e que só fará sentido os Pirineus forem incluídos, inclusive o francês.

A cidade espanhola de Zaragoza também chegou a mostrar interesse em sediar os Jogos, embora tenha renunciado por falta de apoio político para executar o projeto.

Assim como Barcelona, Pequim e Munique também demonstraram interesse em sediar os Jogos de 2022. Estas cidades seriam as primeiras a receber as edições de Verão e Inverno na história, caso vençam a disputa.

Lviv, na Ucrânia, Nice, na França, Saravejo, na Bósnia, Oslo, na Noruega, são algumas das outras interessadas em sediar o evento.

Na Espanha, as maiores credenciais como candidata aos Jogos de Inverno são da cidade de Jaca, na província de Huesca, derrotada em 1998, 2002, 2010 e 2014, porém sem conseguir passar à fase final.

Segundo os planos iniciais da candidatura, Barcelona ficaria com as cerimônias dos Jogos de 2022 e as provas de patinação, enquanto as competições de montanha aconteceriam nas estações dos Pireneus. A distância para a cordilheira, além da falta de instalações de gelo na cidade catalã são os maiores desafios.

A eleição da cidade sede dos Jogos está marcada para 31 de julho de 2015, no 127º Congresso do COI, marcado para Kuala Lumpur, na Malásia. EFE

Acompanhe tudo sobre:Barcelona (Espanha)EspanhaEuropaMadriPiigs

Mais de Casual

Chilli Beans apresenta coleção de óculos e relógios em parceria com a Reebok

Por que o café não é mais tão querido entre os famosos?

O barulho da Kenner: com Anitta e ‘passinho’, marca de sandálias quer conquistar os EUA

Como ecolher um bom vinho — e de quais 'ficar longe', segundo sommelier

Mais na Exame