Casual

Ator Gérard Depardieu nega deixar França por impostos

Depardieu foi acusado de tentar escapar do tributo de 75 por cento sobre a renda de quem ganha mais de 1 milhão de euros ao ano na França

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 17h27.

Paris - O ator Gérard Depardieu negou nesta segunda-feira que estivesse deixando a França por causa do aumento de impostos, alegando que, embora em posse de um passaporte russo, ele ainda era muito francês.

Em entrevista ao canal esportivo L'Equipe 21, a primeira desde que a polêmica sobre sua decisão de comprar uma casa na Bélgica surgiu em dezembro, Depardieu disse que se quisesse deixar o país para evitar aumentos de impostos, ele teria feito antes.

"Tenho um passaporte russo, mas continuo francês e provavelmente terei dupla nacionalidade belga. Mas se quisesse escapar do fisco, como diz a mídia francesa, eu teria feito isso há muito tempo", disse.

Depardieu concedeu a entrevista em Zurique, na Suíça, durante uma cerimônia esportiva, após ter recebido um novo passaporte russo no domingo do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O ator de 63 anos de "Cyrano de Bergerac" e "Green Card - Passaporte para o Amor" tem sido acusado por líderes do governo francês de tentar se esquivar de uma nova taxa de imposto para milionários.


Mas numa carta no mês passado ao primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, que chamou o ator de "patético", Depardieu disse que estava deixando o país porque agora o sucesso estava sendo punido na França.

A proposta original do presidente francês, François Hollande, de tributar em 75 por cento quem ganha mais de 1 milhão de euros ao ano foi derrubada pela Corte Constitucional da França.

Enquanto ele disse que irá continuar pressionando em impor impostos aos ricos, ainda não está claro se o texto reformulado será tão severo aos mais ricos.

Acompanhe tudo sobre:Atores e atrizesEuropaFrançaGérard DepardieuPaíses ricos

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque