Voz Feminina: evento aproxima mulheres do mercado financeiro

Uma iniciativa do B2B do BTG Pactual quer incentivar cada vez mais mulheres a ingressar no mercado como assessoras de investimentos, consultoras e gestoras
Mariana Gravina, diretora do BTG Pactual, responsável por Aceleração & Performance de toda a rede do B2B: ‘’Queremos exaltar as conquistas dessas mulheres, valorizar o espaço conquistado por elas e incentivar outras mulheres a se verem nestas profissões" (Divulgação/Divulgação)
Mariana Gravina, diretora do BTG Pactual, responsável por Aceleração & Performance de toda a rede do B2B: ‘’Queremos exaltar as conquistas dessas mulheres, valorizar o espaço conquistado por elas e incentivar outras mulheres a se verem nestas profissões" (Divulgação/Divulgação)
D
Da Redação

Publicado em 29/03/2022 às 14:04.

Última atualização em 29/03/2022 às 17:41.

A presença de mulheres no mercado financeiro é uma realidade? Sim. Mas a porcentagem dessas mulheres se equipara ou é tão expressiva quanto a dos homens? Infelizmente, ainda não.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), constatou que o número de mulheres que tiraram a Certificação de Gestores de Carteiras, destinada para quem quer trabalhar com carteira de investimentos e gestão de fundos, corresponde a apenas 6%.

Diante de um número tão tímido, o BTG Pactual cunhou como compromisso importante a necessidade de ampliar esse número, inspirando mais mulheres a entrar no mercado financeiro. Cassiana Garcia, head da The Hill Investimentos, percebeu essa disparidade logo cedo:

‘’Quando eu ainda era criança, assistia a filmes americanos na televisão que mostravam o mercado financeiro, em especial a Bolsa de Valores. Eu achava curioso porque nunca via mulheres que faziam parte dos núcleos de decisão e que faziam gestão de recursos. Mesmo sendo criança achava aquilo desafiador.’’

O BTG atualmente tem em torno de 20% da rede de agentes autônomos formada por mulheres, mas sabe que esse número pode ser maior. Ciente disso, o B2B do BTG Pactual criou um projeto que tem como principal objetivo diminuir essas distâncias: o Voz Feminina deseja dar cada vez mais espaço para as mulheres que querem atuar no mercado financeiro.

Segundo Mariana Gravina, diretora do BTG Pactual, responsável por Aceleração & Performance de toda rede do B2B, o projeto tem por objetivo valorizar a participação das mulheres no mercado de investimentos, com foco especial em assessoras, consultoras e gestoras de investimentos: ‘’Queremos exaltar as conquistas dessas mulheres, valorizar o espaço conquistado por elas e incentivar outras mulheres a se verem nestas profissões.’’

Com esse propósito, ao longo do ano, o BTG vai promover eventos que reunirão mulheres para discorrer sobre o tema ‘’protagonismo feminino’’ e oferecer cursos de capacitação para mulheres conseguirem certificações do mercado financeiro. Além disso, o BTG tem um plano de expansão para que mais mulheres assessoras sejam contratadas para o seu time.

O primeiro evento que marca o início do projeto o evento Voz Feminina. A programação conta com a palestra Mulheres na Assessoria de Investimentos'', com Marina Porto, assessora B2C do BTG Pactual, Cassiana Garcia, head da The Hill Investimentos e Tatiana Checcucci, assessora Advisors do BTG Pactual.

Segundo Marina, que está há cinco anos no BTG, os melhores resultados da sua equipe são de mulheres que vieram de caminhos completamente diferentes e acabaram ‘caindo’ no mercado e se apaixonaram. Essa é a prova de que é sempre possível para mulheres mudarem as rotas de seus caminhos profissionais e brilharem onde quiserem.

Assista aqui ao painel Mulheres na Assessoria de Investimentos

Andressa Bergamo é sócia da AVG Capital, escritório plugado ao BTG Pactual, e com presença confirmada no evento, afirma considerar ser vencedora por conseguir estar no mercado financeiro desde cedo, enfrentar dificuldades sozinhas e, mesmo assim, entrando em um nicho ainda muito masculino, que é fundar e ser sócia de um escritório de agentes autônomos de investimentos no Brasil.

“Com essa visão de conseguir resistir e vencer, busco diariamente mulheres que estejam no mercado financeiro para estar conosco nessa jornada, tanto na AVG como, consecutivamente, tendo o BTG como parceiro”.

Dentro do evento Voz Feminina, você também pode assistir à palestra sobre Liderança Feminina no Mercado Financeiro, com Annalisa Blando Dal Zotto, founder e CEO da ParMais gestão patrimonial e Marilia Fontes, sócia-fundadora e Analista de Renda Fixa na Nord Research.

A equipe de Aceleração do BTG Pactual tem buscado identificar os principais expoentes femininos em temas importantes como negociação, empreendedorismo e liderança para encorajar mais mulheres a mergulhar no universo dos investimentos e se enxergarem em posições de liderança.

Assista aqui ao painel Liderança Feminina no Mercado Financeiro

E para discorrer o tema por completo, o evento teve um painel fechado sobre a Arte de Se Relacionar com a palestrante Martha Leonardis, que é sócia e head de Eventos e Responsabilidade Social do BTG Pactual. Advogada por formação, trouxe a paixão por responsabilidade social ao mercado financeiro. Martha se preocupa em influenciar e engajar colaboradores a contribuírem e espalharem boas práticas de transformação social.

‘’Falo sobre o que se deve e não fazer, como conectar pessoas e ainda como aprender a ler a linguagem corporal. Porque o Networking é importante na sua carreira, como construir e mantê-lo ativo. Eu vejo uma mudança contínua. Não se compara o número de mulheres no mercado financeiro hoje há cinco, dez anos. Vejo de fato que os homens estão aprendendo a entender a importância da diversidade de opinião nas discussões. Quando a mudança vem de dentro para fora, de forma genuína, e não imposta, ela é sustentável.’’

O BTG e o Lucas Silva oferecem para as primeiras 50 mulheres cursos de certificação para Ancord e CPA20, clique aqui e inscreva-se!

Martha é uma dessas mulheres que acreditaram na sua potência, mudaram seu percurso e alcançaram um espaço no mercado financeiro. “Nós do BTG queremos mais. Queremos que essas histórias se multipliquem”, finaliza Martha.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudo e mercado de trabalho.