(Hiraman/iStockphoto)
Jornalista
Publicado em 18 de dezembro de 2023 às 09h00.
A consultoria de recrutamento Robert Half divulgou, no início de novembro, a 16ª edição de seu tradicional Guia Salarial. Os dados revelaram um otimismo elevado das empresas com relação ao seu crescimento em 2024, com mais da metade (51%) das organizações respondentes se dizendo “muito mais confiantes” para o crescimento no ano que vem, em comparação com 2023. Outros 40% se disseram “um pouco mais confiantes”, enquanto apenas 4% se disseram “menos confiantes”.
Segundo o documento, a boa perspectiva é justificada pelo aumento da demanda por serviços e produtos, melhora da situação econômica, aumento do orçamento e adoção de novas tecnologias. E deixa subentendida mais uma boa notícia: a possibilidade de aumento nas contratações ao longo de 2024.
Ainda de acordo com o relatório, 54% das empresas têm a intenção de abrir novas vagas para profissionais permanentes no ano que vem. Agronegócio, varejo, tecnologia, energia, saúde e indústria aparecem no “top cinco” setores em contratação.
Além de uma projeção sobre quais profissionais serão mais procurados pelas empresas, o documento trouxe as perspectivas salariais para mais de 400 cargos em oito principais áreas de atuação: recursos humanos, tecnologia, finanças e contabilidade, vendas e marketing, engenharia, jurídico, mercado financeiro e seguros. Veja alguns destaques abaixo.
Dentre os profissionais mais demandados no setor de tecnologia em 2024, o documento destaca consultores de ERP; engenheiros de dados, analistas de segurança da informação e gerentes de TI. Já os profissionais apontados como "os mais difíceis de encontrar" são ERP, dados, segurança da informação, inteligência artificial e cloud.
Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, observou que que a concorrência por vagas no setor de tecnologia aumentou ao longo de 2023 – e destacou a importância do desenvolvimento de novas habilidades para se manter competitivo no mercado. “As empresas seguirão se aprimorando tecnologicamente e aqueles profissionais com competências técnicas e comportamentais diferenciadas continuarão sob disputa”, escreveu o executivo.
O setor de engenharia também aparece como um dos destaques da pesquisa, com salários para posições executivas batendo a casa dos R$ 49.250.
Dentre os profissionais apontados como os mais difíceis de encontrar, chama a atenção o fato de todos estarem relacionados, direta ou indiretamente, com práticas sustentáveis – um forte sinal de que, em 2024, a pressão por edifícios ambientalmente mais eficientes e responsáveis será maior.
Não à toa, a certificação em ESG aparece entre as mais exigidas no setor, ao lado dos certificados em ferramentas de projetos; tecnologia para análise de dados; lean manufacturing e ERPs.
Especialista de ESG; Gerente de Projetos para Mineração; Comprador do segmento de Energia Renovável e Engenheiro de automação para a indústria são os profissionais considerados mais raros pela pesquisa.
Já os cargos considerados com maior potencial de demanda no ano que vem são: Gerente de Supply Chain; Gerente de Projetos; Gerente de Produção; Engenheiro de Automação e Especialista de ESG.
Outro setor em destaque foi o do mercado financeiro, onde os salários podem chegar aos R$56.850 para cargos de diretoria, de acordo com o documento. Os profissionais mais demandados para 2024 serão analistas / especialistas / diretores de crédito; analistas / especialistas / gerentes de contábil; RM Private; especialistas / gerentes /diretores de compliance e analistas de M&A.
Já os profissionais mais difíceis de encontrar serão: Crédito Corporte, ESG, Contabilidade, Private Banking e Inovação Digital
Profissionais mais demandados no setor de recursos humanos:
- Generalista
- Business Partner
- Administração de Pessoal/Payroll
- Atração e Seleção
- Remuneração
Profissionais mais demandados no setor de finanças e contabilidade:
- Planejamento financeiro
- Controller
- Tesouraria/financeiro
- Contábil/fiscal
- Relações com investidor
Profissionais mais demandados no setor de seguros:
- Analista/gerente de finanças
- Analista/gerente de crédito
- Analista/gerente de subscrição
- Executivo de contas/gerente comercial
Profissionais mais demandados no setor de vendas e marketing:
- Especialista em business intelligence
- Gerente comercial
- Especialista em vendas técnicas
- Analista de marketing
- Analista de CRM
Profissionais mais demandados no setor jurídico:
- Empresarial/M&A
- Contratos em geral
- Tributário (consultivo e contencioso)/reforma tributária
- Advogado generalista corporativo com foco em contratos
- Compliance